Artigo Estudos de Caso

Radschnellweg Ruhr – RS1

Metodologia

Mobilidade

Rodovia intrarregional para circulação exclusiva de bicicletas

Alemanha

Ruhr()

Metodologia

O plano de ações para implementação da RS1 envolveu uma equipe e processos robustos de atividades e parcerias intergovernamentais. Para a realização do estudo de viabilidade, que legitimou o custo-benefício da construção do primeiro trecho, participaram 80 consórcios de planejamento das cidades beneficiadas, uma empresa de consultoria (CI Röhling Transport Consulting International) para realização do estudo de custo-benefício e duas empresas de comunicação para elaboração do conceito do projeto e sua identidade visual (GmbH e Tinkerbelle GmbH). Neste sentido, é importante frisar a complexidade de governança da obra.

Implementação

Atores

Associação Regional do Ruhr

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Duisburg

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Mülheim a.d. Ruhr

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Essen

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Gelsenkirchen

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Bochum

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Dortmund

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Unna

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Kamen

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Bergkamen

Governamental (de cima para baixo)

Prefeitura de Hamm

Governamental (de cima para baixo)

Condado de Unna

Governamental (de cima para baixo)

Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital (BMVI)

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A construção da RS1 foi uma iniciativa governamental de mais de 11 prefeituras que compõem a região metropolitana do vale do Ruhr, contando com apoio financeiro do Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital (BMVI). Segundo fontes consultadas, o projeto segue parâmetros de acessibilidade sustentável, mas tanbém faz parte de um contexto maior de iniciativas de renovação da imagem urbana. Neste sentido, o pioneirismo da construção dessa "rodovia" para bicicletas na Alemanha segue um propósito de estímulo à economia criativa, começando pela reformulação da paisagem e, por conseguinte, de novos hábitos e culturas capazes de serem replicados em outras localidades.

Público-alvo

O público atingido é estimado em 1,7 milhão de pessoas assentadas em 11 cidades e distritos articulados através de uma rede urbana coesa distribuída em raios de até 100 quilômetros de distância em relação a Dortmund, uma das principais cidades-sede da região.

Elementos de Replicabilidade

A implantação de uma obra como a RS1 implica um nível complexo de governança metropolitana/interregional.

Investimento público ou parceria público-privada (em casos de países e cidades mais pobres), sujeita a convencimento a empresários da importância em se investir no projeto.