Artigo Estudos de Caso

Metodologia

A técnica do reajustamento vem sendo aplicada com sucesso em ruas com até vinte mil veículos/dia. Ainda assim, engenheiros de transportes recomendam uma avaliação mais aprofundada antes de aplicar-se o reajustamento em ruas com mais de quinze mil veículos/dia. Converter uma rua com sete a quinze mil veículos por dia em geral não traz impacto adverso sobre o fluxo ou o tempo de deslocamento dos veículos, e pode ser realizado facilmente. São técnicas de reajustamento viário: 1. A “dieta da rua” (Road Diet) é uma técnica bastante difundida dentro da estratégia do reajustamento. Consiste em converter uma rua de quatro faixas em uma de três faixas; a faixa central destina-se à conversão à esquerda para possibilitar o acesso a ruas transversais. Isso vem sendo praticado no Brasil, embora sem um plano maior sobre o sistema viário, apenas em intervenções pontuais. 2. Inclusão de calçadas onde não houver, ou o aumento de sua largura, ou pode optar-se por melhorar seu aspecto visual com novos materiais, paisagismo, ou iluminação. Ao aprimorar-se a infraestrutura do pedestre, estimula-se o caminhar, e novas atividades, além de criar um senso de lugar. 3. Estreitamentos (neckdowns) são extensões do meio-fio que aumentam o espaço do pedestre e encurtam as distâncias das travessias. Esses elementos protegem os pedestres, reduzindo o trânsito, especialmente nas curvas; melhoram a visibilidade dos motoristas em relação aos pedestres e reduzem a área de intersecção nos cruzamentos. Facilitam a travessia de pedestres mais lentos como crianças e idosos. São parte de um conjunto mais compreensivo de estratégias voltadas a tornar o espaço mais seguro e a expandir o espaço do pedestre. 4. Em ruas com distâncias relativamente longas entre as intersecções é importante ter, às vezes, travessias em seu ponto médio, devido à segurança. A travessia possibilita fácil acesso entre o pedestre e pontos do outro lado da rua, como parada de ônibus, parques, escolas e lojas. Essas travessias podem ser vistas como faixas de pedestres e sinalizações adequadas. Uma ilha de refúgio para o pedestre auxilia nesse tipo de travessia. Essas travessias podem ser destacadas por meio do tratamento do material ou da pintura. 5. Algumas ruas possuem áreas sem função ou faixas asfaltadas subutilizadas, ou possuem mais estacionamento do que o necessário. Propor outros usos sobre esses espaços pode beneficiar o espaço público, principalmente em áreas com grande número de pedestres e trabalhadores, localizados em bairros centrais. 6. A marcação das áreas destinadas a paradas de veículos de carga e descarga evita estacionamento em fila dupla e distúrbios no funcionamento da rua. 7. Como parte integrante da rua, as áreas destinadas a vagas de estacionamentos devem ser reconfiguradas no projeto de reajustamento. Em alguns projetos, a remoção de vagas de estacionamento pode trazer mais segurança às intersecções e criar espaço para outras melhorias. Outra possibilidade é converter uma fila inteira de estacionamento em infraestrutura de pedestres ou ciclistas, quando as condições demandarem isso.

Implementação

Atores

PEDSAFE

Multi-Stakeholders

FHWA

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

PBIC

Governamental (de cima para baixo)

Governança

É importante observar a organização de entidades envolvidas no movimento por Ruas Integrais nos EUA. A FHWA, Federal Highway Administration – Administração Federal de Rodovias, lançou o FHWA Report and Guide – FHWA Relatórios e Guia Técnicos, como parte de uma política de governo voltada a promover técnicas que favoreçam o desenho de ruas seguras a todos os usuários, tendo como premissa a segurança do pedestre. O PSAP (Pedestrian Safety Action Plan), Plano de ação sobre segurança de pedestres, e o PBIC (Pedestrian Bicycle Information Center), Centro de informação sobre pedestres e ciclistas, organizam webnars, ou seja, seminários via web, que tem como meta difundir novas técnicas e debater seus resultados. Os webnars são também uma forma de promover uma comunicação mais ágil entre os técnicos das diversas administrações espalhadas por todo o país. A PEDSAFE - Segurança do Pedestre - é uma organização voltada a promover espaços seguros aos pedestres. Por meio do site do PPS é possível acessar o Pedestrian Safety Guide and Counter Measure Selection System - Guia de segurança do pedestre e o sistema de localização e mapeamento dos pontos onde ocorrem os acidentes. Todas essas organizações trabalham de forma integrada e pretendem, por meio de uma rede de trabalho, levar o desenho à prática urbanística. O esforço conjunto dessas organizações deixa claro o envolvimento dos órgãos de trânsito e a intenção dos engenheiros de tráfego em contribuir para espaços mais humanizados.

Público-alvo

Todos os moradores da cidade, em especial aqueles que residem nas proximidades da área de intervenção.