Estudos
Renovação de Habitação Popular em Gotemburgo na Suécia
Ambiente Construído
Retrofit: Técnicas e processos de revitalização de edificações para adequação a padrões de sustentabilidade
Suécia
Vastra Gotaland()
Neste estudo de caso, apresentamos a realização da reforma de 255 apartamentos distribuídos em dez prédios de habitação popular situados na cidade de Gotemburgo, Suécia. A planta interna dos apartamentos individuais não foi alterada, mas foram trocadas as janelas, melhorados os acabamentos e fornecidos novos eletrodomésticos. Nesta ação, foram envolvidos todos os moradores desde o início dos trabalhos e foram criados grupos de trabalho, cada qual com sua tarefa específica, como segurança, salão de lazer e espaços comunitários.
Custo para Implementação
De quinhentos a um milhão de reais
Governamental, com a participação privada, por meio dos recursos advindos do pagamento de alugueres dos inquilinos.
Desafios
-
Dentre outras iniciativas, foi instalada insfraestrutura para geração de energia solar, gerando uma economia de 35% do uso da energia tradicional.
Motivação
O objetivo da iniciativa foi melhorar a qualidade de vida dos moradores e inquilinos, envolvendo os mesmos em todo o processo de reforma e proporcionar uma aproximação social entre os mesmos, facilitando a convivência e despertar um conceito de pertencimento à área.
Contexto
Embora Gotemburgo seja um importante polo econômico devido ao número de indústrias e comércio, a região de Gardsten é conhecida como uma área de vulnerabilidade socioeconômica, isto é, caracterizada por problemas sociais diferentes do resto do país. A região possui níveis de educação mais baixos e alto nível de desemprego. A área é habitada por famílias imigrantes e, por esta razão, sofrem discriminação, gerando alguns conflitos que podem levar a criminalidade. A economia local depende do comércio e serviços.
Compartilhe: