Estudos
Renovação do Calçadão Central de Tel Aviv-Israel
Ambiente Construído
Sistemas Construtivos em Bambu
Israel
Tel Aviv()
O estudo de caso consiste na renovação e revitalização do calçadão da orla marítima de Tel Aviv, em Israel - o principal espaço público à beira-mar da metrópole, na área central da cidade. O projeto foi realizado entre 2006 e 2015, pelo escritório Mayslits Kassif Architects, e construído entre os anos de 2012 a 2018.Todo o trecho construído - de 2,5 km de extensão - consistiu em um calçadão realizado em Bamboo X-Treme, da empresa europeia MOSO, totalizando aproximadamente 700 m² de superfície. O produto consiste em um deck ecológico de bambu apropriado para áreas externas tratado industrialmente para melhor desempenho mecânico e térmico. Ademais, o objetivo do projeto era de estabelecer melhor conexão entre a cidade, a areia e o mar, criando uma interface contínua que permitisse o livre fluxo de pedestres entre a praia e a cidade - cuja relação, antes, era de barreira por conta do antigo passeio elevado em relação ao nível do mar. Dessa maneira, foi realizado um trecho contínuo de escadas e rampas intercaladas com assentos para relaxamento, instalações esportivas e parques infantis, mesclando, assim, fluxo e permanência no mesmo espaço e criando espécies de sacadas urbanas à beira-mar.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O projeto e sua construção foram financiados pela Corporação Atarim em parceria com a Prefeitura de Tel Aviv, tornando o projeto subsidiado principalmente por fundos governamentais.
Desafios
-
O bambu, quando utilizado como matéria-prima de construção, armazena CO2 ao invés de emiti-lo para a atmosfera - ao contrário do que acontece com, por exemplo, o cimento, material comumente utilizado para pavimentação urbana cujo processo de fabricação emite altas taxas de gás carbônico no meio ambiente.
Contexto
A cidade de Tel Aviv é a segunda maior cidade de Israel, possuindo alto caráter metropolitano no contexto do Estado, com 3,96 milhões de habitantes em sua região metropolitana e 50,6 km² de área. A cidade é considerada a capital financeira do país, sendo a segunda maior economia do Oriente Médio (logo depois de Dubai), e é conhecida por seu dinamismo e vida cultural ativa. O clima da cidade é tipicamente mediterrâneo, com verões quentes e invernos úmidos e frescos. A umidade relativa do ar tende a ser elevada durante o ano todo, principalmente pela proximidade do mar. Pelo caráter cosmopolita, o centro da cidade é sempre muito movimentado por turistas e por habitantes locais. O calçadão da orla central foi criado no final da década de 1930 e sempre desempenhou um papel fundamental no estabelecimento de uma relação entre ambiente construído e mar, sendo de grande importância para a identidade da cidade.
Compartilhe: