Artigo Estudos de Caso

Renovação do Calçadão Central de Tel Aviv-Israel

Metodologia

Ambiente Construído

Sistemas Construtivos em Bambu

Israel

Tel Aviv()

Resultados e Impactos

A reforma do Calçadão Central de Tel Aviv trouxe várias mudanças sobre a maneira como o espaço público é ocupado no centro da cidade. A praia se tornou um lugar mais acessível e agradável de se estar, além de ser vivenciado por uma gama diversa de pessoas - se tornou uma “zona intermediária onde maiôs e trajes de negócios se misturam em um espaço urbano que não obedece a nenhum código”, segundo a equipe de arquitetos responsáveis pelo projeto. O movimento na área foi bastante fomentado, aumentando a quantidade anual de visitantes para 9 milhões de pessoas (um número recorde para Israel) e sendo palco para as mais diversas manifestações culturais. Em relação ao produto Bamboo X-Treme, todo o processo de tratamento industrial do bambu eleva bastante sua durabilidade, atingindo a garantia mínima de 25 anos e tornando-o altamente protegido contra a ação do fogo. Além disso, o produto é contemplado pelos selos de certificação LEED e BREEAM.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

A cola utilizada para juntar as tiras de bambu durante o processo de produção do Bamboo X-Treme é composta de resina química, que é poluente para o meio ambiente pois emite Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) na atmosfera. Em seu lugar poderia ser utilizada alguma espécie de bio-cola, porém é atestado pela MOSO que estas não possuem a mesma qualidade de grude que as resinas químicas.

Fatores de Risco

A alta densidade e dureza do produto Bamboo X-Treme torna difícil medir e determinar a taxa de umidade do material no produto final, isso pode levar a prejuízos na estabilidade da forma e resistência das tábuas de bambu, exigindo uma possível troca periódica das peças.

Lições aprendidas

O estudo de caso da renovação do Calçadão Central na orla de Tel Aviv com a utilização do Bamboo X-Treme para a realização do deck demonstrou que o bambu é um material que, quando tratado industrialmente de maneira adequada, pode ser utilizado em contextos de alta umidade e exposição às variações climáticas - ao contrário das crenças comumente estabelecidas em relação ao material. Além disso, o bambu possui alta qualidade estética e agradabilidade, e quando utilizado no espaço público o torna mais atrativo para que as pessoas o utilizem. O aumento de turistas na área também demonstra o potencial econômico para as cidades da implantação de projetos adequados de revitalização no espaço público.