Artigo Estudos de Caso

Retrofit de energia zero na reforma de 12 apartamentos de habitação social em Vlaardingen - Holanda

Metodologia

Ambiente Construído

Retrofit: Técnicas e processos de revitalização de edificações para adequação a padrões de sustentabilidade

Holanda

Vlaardingen()

Fatores de Sucesso

Sociais

Os parceiros envolvidos no projeto de reforma comprometeram-se com os moradores que o retrofit não implicaria em custos adicionais para os mesmos, embora tenham recebido uma moradia com melhor qualidade de vida, mais conforto e moderna. A fachada foi instalada com o mínimo de incomodo para os ocupantes e proporcionou possibilidades para trabalhadores e empresas locais instalarem a tecnologia, gerando emprego e renda.

Ambientais

Os apartamentos reformados foram transformadas em energia zero, o que significa que o próprio complexo habitacional gerará a quantidade suficiente de energia renovável e limpa necessária para as residências e os moradores.

Econômicos

Um grande benefício da reforma é que as despesas de habitação dos moradores não aumentaram, além de terem recebido um local em melhores condições para morar, moderno, inovador e não prejudicial ao meio ambiente.

Fatores de Fracasso

Não há qualquer fator de fracasso a ser registrado, até o momento.

Fatores de Risco

A não continuidade do apoio das empresas parceiras para que a tecnologia seja replicada nas demais construções que se encontram fora do padrão de habitação necessários para que sejam alcançadas as metas de energia e descarbonização do Acordo de Paris, almejadas pela Holanda.