Artigo Estudos de Caso

Sensoriamento remoto como ferramenta de monitoramento da qualidade da água do Lago Paranoá - Brasília - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água

Brasil

Distrito Federal(DF)

Metodologia

A metodologia usada pelos autores consiste na utilização do Índice de Carlson (CARLSON, 1977) e quatro cenas LANDSAT TM 5. O Índice de Estado Trófico de Carlson (Carlson TSI) converte dados de valores de desaparecimento do Disco de Secchi,clorofila-a e fósforo total para uma escala numérica padrão, na qual são listados valores de 0 a 100, baseados em relações empíricas entre os parâmetros de qualidade da água. O Índice de Carlson foi calculado a partir de valores coletados em campo pela CAESB, referentes às amostragens executadas pelos quatro pontos distribuídos nos principais braços do reservatório. A classificação de Estado Trófico, segundo Carlson consiste em: ultraoligotrófico <20, oligotrófico 21-40, mesotrófico 41-50, eutrófico 51-60, hipereutrófico 51-60 e hipereutrófico >60. As cenas LANDSAT TM 5 utilizadas referem-se às datas: 26 de maio de 1984, 7 de junho de 1994, 30 de maio de 1997 e 10 de junho de 2001. As datas das cenas são as mais próximas das coletas de campo e sem cobertura de nuvens no momento da aquisição, pois, como salientado anteriormente, a periodicidade de obtenção dos dados Landsat, ou sua resolução temporal, é de 16 dias. O estudo realizado pelos autores utilizou valores das bandas do visível 1 (TM1, correspondendo à região da luz azul), 2 (TM2, luz verde), 3 (TM3, luz vermelha) e da banda do infravermelho próximo 4 (TM4). A escolha dessas bandas baseou-se no comportamento espectral da água. A água quando limpa, apresenta o seu pico de reflectância na faixa do azul-verde (TM1 e TM2) e tende a deslocar esse pico para a região do verde (TM2) quando do aumento da biomassa algal e para os maiores comprimentos (TM3 e TM4) quando da incorporação de sólidos em suspensão. Como a interação da energia eletromagnética com o alvo é da ordem de alguns micrômetros de profundidade, as informações avaliadas por sistemas sensores refletem as características da superfície, pois, no caso de águas transparentes com sedimentos depositados no fundo, a resposta espectral obtida tende a ser de água limpa. A escolha dos períodos para análise apresentados na primeira coluna da Tabela 2 é justificada pelas nítidas variações nos valores de concentração de fósforo total e clorofila-a e pelas variações de profundidade de desaparecimento do Disco de Secchi nas quatro fases limnológicas do Lago Paranoá: eutrofização e oligotrofização 1, 2 e 3.

Implementação

Atores

Comunidade Academica do Distrito Federal

Governamental (de cima para baixo)

CAESB

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Estabelecimento dentro da legislação a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto para monitoramento de qualidade da água, principalmente em mananciais superficiais lênticos.

Público-alvo

CAESB, Universidade de Brasilia (CDS), Instituto de Geociências da UnB.

Elementos de Replicabilidade

Capacitação constante de equipe técnica de tomadores de decisão para utilização das ferramentas de sensoriamento remoto.