Estudos
Sensoriamento remoto como ferramenta de monitoramento da qualidade da água do Lago Paranoá - Brasília - Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água
Brasil
Distrito Federal(DF)
Metodologia
A metodologia usada pelos autores consiste na utilização do Índice de Carlson (CARLSON, 1977) e quatro cenas LANDSAT TM 5. O Índice de Estado Trófico de Carlson (Carlson TSI) converte dados de valores de desaparecimento do Disco de Secchi,clorofila-a e fósforo total para uma escala numérica padrão, na qual são listados valores de 0 a 100, baseados em relações empíricas entre os parâmetros de qualidade da água. O Índice de Carlson foi calculado a partir de valores coletados em campo pela CAESB, referentes às amostragens executadas pelos quatro pontos distribuídos nos principais braços do reservatório. A classificação de Estado Trófico, segundo Carlson consiste em: ultraoligotrófico <20, oligotrófico 21-40, mesotrófico 41-50, eutrófico 51-60, hipereutrófico 51-60 e hipereutrófico >60. As cenas LANDSAT TM 5 utilizadas referem-se às datas: 26 de maio de 1984, 7 de junho de 1994, 30 de maio de 1997 e 10 de junho de 2001. As datas das cenas são as mais próximas das coletas de campo e sem cobertura de nuvens no momento da aquisição, pois, como salientado anteriormente, a periodicidade de obtenção dos dados Landsat, ou sua resolução temporal, é de 16 dias. O estudo realizado pelos autores utilizou valores das bandas do visível 1 (TM1, correspondendo à região da luz azul), 2 (TM2, luz verde), 3 (TM3, luz vermelha) e da banda do infravermelho próximo 4 (TM4). A escolha dessas bandas baseou-se no comportamento espectral da água. A água quando limpa, apresenta o seu pico de reflectância na faixa do azul-verde (TM1 e TM2) e tende a deslocar esse pico para a região do verde (TM2) quando do aumento da biomassa algal e para os maiores comprimentos (TM3 e TM4) quando da incorporação de sólidos em suspensão. Como a interação da energia eletromagnética com o alvo é da ordem de alguns micrômetros de profundidade, as informações avaliadas por sistemas sensores refletem as características da superfície, pois, no caso de águas transparentes com sedimentos depositados no fundo, a resposta espectral obtida tende a ser de água limpa. A escolha dos períodos para análise apresentados na primeira coluna da Tabela 2 é justificada pelas nítidas variações nos valores de concentração de fósforo total e clorofila-a e pelas variações de profundidade de desaparecimento do Disco de Secchi nas quatro fases limnológicas do Lago Paranoá: eutrofização e oligotrofização 1, 2 e 3.
Implementação
Atores
Comunidade Academica do Distrito Federal
Governamental (de cima para baixo)
CAESB
Governamental (de cima para baixo)
Governança
Estabelecimento dentro da legislação a utilização de ferramentas de sensoriamento remoto para monitoramento de qualidade da água, principalmente em mananciais superficiais lênticos.
Público-alvo
CAESB, Universidade de Brasilia (CDS), Instituto de Geociências da UnB.
Elementos de Replicabilidade
Capacitação constante de equipe técnica de tomadores de decisão para utilização das ferramentas de sensoriamento remoto.
Compartilhe: