Artigo Estudos de Caso

Sensoriamento remoto como ferramenta de monitoramento da qualidade da água do Lago Paranoá - Brasília - Brasil

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água

Brasil

Distrito Federal(DF)

Resultados e Impactos

A partir da utilização de sensoriamento remoto, o trabalho de pesquisa de Machado e Baptista testou a metodologia de mapeamento do estado trófico do Lago Paranoá. Vale destacar que como primeiro resultado a metodologia demonstrou possuir grande potencial para aplicação em ambientes lênticos. O mapeamento realizado na pesquisa demonstrou a evolução na qualidade das águas do Lago Paranoá. De acordo com os pesquisadores, a evolução para condições mesotróficas e oligotróficas no estado trófico do Lago Paranoá representa a restauração da qualidade da água de um reservatório urbano que sofria um longo e intenso processo de eutrofização. Mesmo que a classificação proposta pelo Índice de Carlson para os indicadores fósforo total, clorofila-A e transparência tenha sido desenvolvida para reservatórios e lagos de regiões temperadas, o sensoriamento remoto constitui uma ferramenta para a análise de dados ambientais de ecossistemas aquáticos e pode ter a sua escala de uso ampliada. De modo a tornar mais sistemática a utilização desses dados, os pesquisadores sugeriram a realização de mais pesquisas para o desenvolvimento de modelos empíricos que relacionem as propriedades físicas e químicas da água aos dados de sensoriamento remoto.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Ferramenta de Sensoriamento remoto necessita conhecimento do baseline, ou seja, necessita inicialmente dados levantados em campo para comparação. Caso contrário, o modelo pode ser validado de forma incorreta.

Fatores de Risco

Necessidade de verificação do modelo utilizado com índices validados para realidade tropical como forma de melhorar a especialização das classes tróficas de reservatórios, uma vez que os índices utilizados foram desenvolvidos para zona temperada. Alerta-se para o fato que estes índices, mesmo desenvolvidos para zona temperada, são adotados mundialmente.

Lições aprendidas

De modo a tornar mais sistemática a utilização desses dados, foi sugerido pelos pesquisadores a realização de novas pesquisas para o desenvolvimento de modelos empíricos que relacionem as propriedades físicas e químicas da água aos dados de sensoriamento remoto.