Artigo Estudos de Caso

Seoul Upcycling Plaza (SUP)

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Mecanismos de difusão do conhecimento sobre resíduos

Coréia do Sul

Seongdong-gu()

Metodologia

O projeto remonta a 2006 no escopo da ideia de criar o Seoul Reuse Plaza, mas começou a tomar forma entre 2012 e 2013, quando foi realizado o concurso para o projeto arquitetônico do espaço físico. A inauguração ocorreu em 2017. No contexto do “Resource-Recycling Seoul Vision 2030”, que visa o estabelecimento de ecossistema de reciclagem de recursos, o SUP foi concebido como um espaço voltado para a cultura do upcycling baseado na cooperação dos cidadãos. A infraestrutura conta com diversos espaços, entre eles estão: - Biblioteca de materiais (Material Bank): um acervo de materiais que classifica e comercializa matéria-prima originada de resíduos; - Oficinas: espaços destinados para treinamento e produção ligada ao upcycling sob a supervisão de profissionais e empresas da área; - Fábrica (Upcycling Studio): espaço para criação, experimentação e comercialização de materiais e produtos relacionados ao upcycling; - Salas de exposição: espaço para artistas que se utilizam de upcycling; - Lojas: venda de produtos desenvolvidos por meio de upcycling; - Ambientes educacionais: espaços onde são desenvolvidos programas para experienciar upcycling, bem como programas relacionados ao meio ambiente de forma geral. Podemos considerar a biblioteca de materiais e o Upcycling Studio as ações mais relevantes. A biblioteca de materiais visa conectar produtores e consumidores de materiais relacionados ao upcycling. Este espaço considera que resíduos são materiais relevantes para o design, assim como um recurso relevante para contribuir com práticas sustentáveis. A médio prazo pretende-se criar um hub de referência mundial do ecossistema de upcycling, conectando fornecedores e consumidores. O Upcycling Studio, por sua vez, é uma incubadora de empresas com negócios baseados em upcycling. Os incubados têm acesso à infraestrutura física para desenvolver o negócio e/ou a manufatura, bem como para comercialização no próprio ambiente do SUP. O SUP desenvolve seus programas por meio da Upcycling Academy (programas que permitem entender o valor da reciclagem de resíduos), a Dream Factory (programa que fomenta o desenvolvimento de ideias e produtos visando uma sociedade sustentável), o Upcycling Flea Market (espaço para experienciar e consumir um estilo de vida focado no upcycling) e o Seoul Upcycling Festival, realizado anualmente. O orçamento anual é de 50 bilhões de wons (cerca de 40 milhões de dólares) por ano.

Implementação

Atores

Seoul Design Foundation

Governamental (de cima para baixo)

Governança

O SUP é ligado à Seoul Design Foundation, órgão da prefeitura de Seul que articula as políticas e administra as ações relacionadas ao design na cidade. As atividades são desenvolvidas em parceria com outros órgãos da prefeitura, assim como organismos do governo federal coreano. Universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa, e empresas de diversos portes colaboram com os projetos do SUP.

Público-alvo

O público principal são os cidadãos de Seul, que podem utilizar o SUP como espaço para empreender no setor de upcycling, para educação sobre assuntos ligados ao meio ambiente e também para consumo sustentável.