Artigo Estudos de Caso

Serviço de retorno de embalagens para e-commerce RePack

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Helsinque()

RePack é uma embalagem de delivery reutilizável e retornável projetada para o reuso que substitui o uso de sacolas plásticas de uso único, envelopes de papel e caixas de papelão ou qualquer embalagem de uso único utilizada para delivery de itens não-frágeis. Ela foi desenhada utilizando material reciclado, e pensada para até 40 ciclos de uso. É melhor utilizada para pacotes leves. A embalagem é ajustável e é possível embalar suas mercadorias sem ar, economizando dinheiro além de impactar positivamente o meio ambiente ao utilizar essa solução para o seu e-commerce. Elas podem ser dobradas para o tamanho de uma carta quando vazias, e são facilmente devolvidas em qualquer caixa postal, em qualquer lugar do mundo, sem custos. A solução substitui embalagens de uso único de delivery. Uma vez recebida, o consumidor retira o selo e o produto comprado da embalagem, dobra a RePack para o seu tamanho de carta e retorna a mesma para que seja reutilizada. Hoje a solução é amplamente utilizada por marcas de vestuário ao redor do mundo.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Estimativas de custo para o E-commerce: Pequena - $3.50 USD/$5.25 CAD por ciclo. Média - $3.75 USD/$5.75 CAD por ciclo. Grande - $4.25 USD/$6.00 CAD por ciclo. Mínimo mensal de 100 ciclos.

Desafios

  • Esse estudo de caso se relaciona diretamente com o desafio selecionado de redução do uso de embalagens. Ao utilizar as embalagens da empresa RePack, empresas que vendem produtos online e que, em outro cenário teriam que utilizar embalagens de delivery descartáveis, muito provavelmente de plástico ou papel, gerando resíduos e gasto de recursos e energia, hoje com a solução em questão conseguem reutilizar a mesma embalagem para diversas entregas.

Motivação

Em frente ao cenário mundial de crescimento do setor de e-commerce, e com isso, o aumento de resíduos advindos dessa atividade, em sua maioria plásticos de uso único, nasce a necessidade de uma solução de embalagens para e-commerce que possa ser reutilizada. Tendo trabalhado de perto em um projeto com as agências de correio da Finlândia, os fundadores da RePack adiquiriram bastante conhecimento sobre os desafios logísticos que os armazéns e centros de distribuição apresentavam, e também viram de perto os impactos do aumento nas atividades de e-commerce e por consequência o aumento de embalagens de uso único que seriam entregues aos clientes e descartadas logo após esse uso. Com isso em mente, nasce a solução dessa embalagem reutilizável e retornável, eliminando resíduos da forma mais eficiente, tornando desnecessário a produção e uso de embalagens de uso único para entrega de produtos.

Contexto

A empresa nasceu na Finlândia, onde permeia a cultura de levar para lojas de varejo onde foram compradas, as embalagens como latas e garrafas, assim como antigamente as garrafas de vidro de leite eram devolvidas após o uso. Com esse contexto, a empresa nasce com o objetivo de levar esse conceito para o cenário de compras online. Para isso, criaram uma embalagem inovadora, que se adequa ao serviço de reuso onde eliminam o custo e a responsabilidade do negócio em questão de comprar e fornecer a embalagem para as suas entregas, além de reduzir os impactos ambientais. O cenário de compras online e lojas de e-commerce tem suas raízes em 2013 e apresenta, ano após ano, perspectivas de crescimento. Somente em 2019, a projeção de vendas no setor de e-commerce era de mais de bilhões mundialmente. Com isso, apresenta-se um aumento significativo de resíduos sólidos sendo gerados por conta desta atividade, em sua maioria plástico e papel, além de emissões de gases de efeito estufa devido em sua maioria ao transporte.