Artigo Estudos de Caso

Serviço de retorno de embalagens para e-commerce RePack

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Helsinque()

Metodologia

A empresa RePack nasce na base do que são considerados negócios mais circulares. Ao invés de oferecer somente o produto, ou seja, somente a embalagem para que o dono do e-commerce a adquira, ela vende o serviço de retornabilidade, se baseando na lógica de "product as a service", no português "produto como serviço". A embalagem foi pensada para ser sustentável, sendo feita de material reciclado e com a possibilidade de ser reciclada após o uso; durável, pensada para ser usada por 40 ciclos e compacta, para que possa ser facilmente retornada pelos seus usuários. O modelo de negócios foi pensado para venda para donos de negócios com vendas online. Ele funciona da seguinte maneira: O dono do negócio adquire as embalagens RePack e passa a oferece-las no checkout do cliente como uma opção de entrega. A ideia é de que essa opção de entrega para o cliente venha como uma recompensa, seja em desconto no valor final da compra, ou um vale desconto para uma futura compra, isso fica a critério do lojista. Ao oferecer essa recompensa, o lojista aumenta a fidelidade do seu consumidor ao seu e-commerce, além de aumentar o valor médio dos pedidos, ao oferecerem a embalagem RePack com custo gratuito após um certo valor de compra. Dependendo do perfil do consumidor, o lojista pode optar por dividir esse custo com o consumidor, cobrando uma taxa por embalagem e tornando-a gratuita para o dono do empreendimento. A embalagem é então entregue ao consumidor com o seu pedido em questão. O consumidor tem a opção de devolvê-la com produto dentro, ou vazia. As instruções para devolução já vem impressas na própria embalagem, e o retorno das mesmas é feito diretamente para a RePack, onde as embalagens passam por um processo de inspeção, limpeza e saneamento para que possam ser re-circuladas. A iniciativa hoje está presente nos Estados Unidos em Salt Lake City, na Finlândia em Helsinki, na Holanda em Amsterdã, e na Alemanha em Hamburgo, além de ter um piloto sendo implementado no Canadá.

Implementação

Atores

Consumidores finais são adeptos a solução, e viabilizam em alguns casos a implementação da mesma, absorvendo seu custo.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Empresa oferecedora da solução de retornabilidade de embalagens, responsável pelo processo circular das mesmas

Institucional/Privada

Empresa do setor de varejo online, responsável pela implementação da solução para que seja oferecida para o consumidor final, em alguns casos absorvendo o custo da mesma, e em outros repassando-o para seu consumidor.

Institucional/Privada

Governança

Para viabilização da solução estudada, a governança estabelecida envolve principalmentes atores de instituições privadas. A empresa RePack, responsável pela logística operacional e oferecedora do serviço de retornabilidade, se relaciona diretamente com empresas do setor de varejo online. Essa por sua vez se relaciona diretamente com o consumidor final, oferecendo es sa solução inovadora de retornabilidade de embalagens. Atores governamentais são envolvidos caso a malha logística do local onde a solução é implementada seja majoritariamente estatal como é o caso do Brasil com as agências dos Correios.

Público-alvo

Sociedade civil, empresas privadas com serviço de e-commerce.