Artigo Estudos de Caso

Sistema de reúso de água descentralizado: Campo de Mineração Catarina - Texas (EUA)

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Estados Unidos

Texas()

O Campo de Mineração, denominado Catarina, esta localizado a 34 km da cidade de Carrizo Spring, estado do Texas, Estados Unidos. O local encontrava-se a uma distância que impossibilitava economicamente a instalação de redes de coleta de esgoto para serem tratados na cidade de Carrizo Spring e, principalmente por locais de minas serem de natureza temporária, foi necessário buscar uma solução de tratamento de esgoto "móvel" e que atendesse aos limites exigidos pelo Departamento de Qualidade Ambiental do Estado do Texas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O custo de instalação de um sistema para atender 1000 habitantes é de $550,000. O valor foi desembolsado pela Empresa que controla a Mina de Catarina.

Desafios

  • Sistema de tratamento de esgoto eficiente e móvel.

Contexto

O maior desafio do sistema de tratamento de esgoto de Catarina era que este deveria ser "móvel", ou seja, capaz de ser transportado para outra localidade após o fim das atividades de mineração no local. No entanto, devido às exigências de qualidade do efluente tratado e recuperação da área de mineração, ficava impraticável a instalação de apenas fossas sépticas que deveriam ser desativadas no futuro. Para tanto, a empresa de Mineração Catarina foi em busca de um sistema móvel de tratamento de esgoto, que pudesse ser totalmente transportado após o termino das atividades de mineração no local. Este exemplo é importante principalmente se pensarmos em grandes canteiros de obras necessários para construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e portos, onde canteiros de obra são desativados após a finalização da construção.