Artigo Estudos de Caso

Sistema de reúso de água descentralizado: Campo de Mineração Catarina - Texas (EUA)

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Estados Unidos

Texas()

Metodologia

A mina de Catarina abriga cerca de 233 colaboradores que residem no local e utilizam duas cozinhas em porte industrial. O sistema instalado é totalmente pré-moldado, podendo ser transportado para outra localidade; possui capacidade de tratamento de 44,3 m³/dia, com tratamento a nível secundário e com desinfecção por UV. O efluente tratado era utilizado para controle de poeira no campo de mineração e irrigação de hortaliças para sustento da mina. O sistema é transportado por caminhões, ferrovias, contêineres (quando enviados para outros países e aeronaves), composto por bomba automatizada contendo sistemas de IOTs, tanques que variam de 4,3 a 12,8 metros, e consomem 1 a 2 kwh/cada 3785L de esgoto bombeado.

Implementação

Atores

Catarina Mine Camp

Institucional/Privada

Governança

Investidores da mina precisavam de uma solução pouco comum de tratamento de efluentes em grande quantidades e que atendessem aos padrões de qualidade do Estado do Texas. Para tanto, foram em busca no mercado de uma solução compacta e descentralizada.

Público-alvo

O público-alvo atingido foram os colaboradores do Catarina Mine Camp.

Elementos de Replicabilidade

Excelente solução para canteiros de obra lineares, que em sua maioria constroem sistemas rudimentares com baixa capacidade operacional e eficiência no tratamento.