Estudos
Sistema de Reúso Loop - Terracycle
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Embalagens em refil
Estados Unidos
New Jersey()
A empresa Loop nasceu de uma iniciativa da Terracycle, empresa de reciclagem presente no mercado já há 15 anos, para trazer um sistema mais circular para embalagens. Segundo o fundador de ambas as empresas, a reciclagem é extremamente importante mas não passa de uma solução de curto-prazo, pois não resolve a causa raiz do problema de poluição de embalagens no oceano. A empresa Loop busca atacar esse problema na sua raiz, criando um sistema circular onde, através de parcerias com empresas de bens de consumo, produz embalagens duráveis, reutilizáveis de metal ou vidro para todas as categorias de produtos. São 41 empresas listadas no website da Loop participando desse sistema. O consumidor consegue ter acesso a essa solução através do site da Loop, em que consegue visualizar as opções de produto disponíveis para o consumo e fazer a sua escolha. O sistema criado pela Loop engaja empresas a repensarem a maneira como produzem e disponibilizam o seu produto, fazendo escolhas de embalagens mais coerentes e o consumidor que agora possui opções de escolhas mais sustentáveis.
Custo para Implementação
Até cinco mil reais
Em adição ao custo do item comprado, os consumidores devem fazer um depósito reembolsável para cada embalagem. O depósito varia de 25 centavos para a compra de uma coca-cola por exemplo, para 47 dólares para a compra de fraldas, que vem acompanhadas de uma "lixeira"própria.
Desafios
-
O sistema Loop de reuso, além de proporcionar uma economia mais circular para embalagens, atua na causa raiz do desafio selecionado de redução do uso de embalagens. Ao utilizar o sistema, o consumidor evita a compra de novos produtos em embalagens não duráveis e reutilizáveis, reduzindo assim, o uso de embalagens como um todo. O sistema ainda oferece diferentes tipos de produtos, buscando atender todas as necessidades do consumidor em relação ao consumo de embalagens.
Motivação
Ao reutilizar um objeto, economiza-se energia e recursos em geral, pois elimina a necessidade de criação de um novo produto para servir o mesmo propósito, e evita também a necessidade de descarte desse objeto e de sua possível reciclagem. A reciclagem vê o resíduo como uma fonte de recursos para produção de novos produtos. Mas diferente de sistemas de reúso como a Loop, ela requer que o objeto seja desfeito e volte para sua composição como matéria prima, para que possa servir para produção de um outro objeto. Esse processo, em conjunto com coleta, separação e processamento requer o consumo de energia e água, o que acarreta em consequências ambientais. Reciclar as embalagens é uma etapa fundamental na cadeia dos resíduos, mas ela não é a solução para resolução dos problemas de poluição enfrentados atualmente. Esta etapa deve ser executada apenas como a última possibilidade, antes dela outras de mais fundamental importância devem ser analisadas. Atuar com estratégias de redução e reutilização é uma delas.
Contexto
Plásticos de uso único e poluição por embalagens são dos problemas mais presentes hoje na sociedade, impactando a saúde do planeta e da população. Vivemos em um planeta onde a taxa de consumo de produtos descartáveis não para de crescer enquanto a porcentagem deles que é efetivamente reciclada continua baixa. Segundo relatório da Fundação Ellen MacArthur de economia circular de 2016, New Plastics Economy, a maioria das embalagens plásticas produzidas hoje são utilizadas uma única vez antes de serem descartadas. Isso representa 95% do valor material de embalagens plásticas, ou de 80 a 120 bilhões de dólares perdidos na economia anualmente. Esse mesmo relatório define que, para que possamos trabalhar em uma nova economia dos plásticos que seja economicamente e ambientalmente viável, de todas as embalagens plásticas hoje produzidas, 20% delas precisam ser projetadas para reuso, 50% para reciclagem e 30% precisam ser repensadas para inovação. Globalmente, a substituição de 20% das embalagens plásticas com alternativas para reuso oferece uma oportunidade que vale no mínimo 10 bilhões de dólares para empresas, além de possibilitarem modelos de negócio inovadores que apresentam uma melhor experiência para o usuário, economia de custos e maior lealdade do consumidor.
Compartilhe: