Artigo Estudos de Caso

Sistema de Reúso Loop - Terracycle

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Estados Unidos

New Jersey()

Fatores de Sucesso

Sociais

São mais de 22 marcas de produtos disponíveis para compra pelo site da empresa em embalagens retornáveis somente nos estados unidos, 35 marcas disponíveis no site da empresa da França, vendidas em parceria com o Carrefour, e 18 marcas disponíveis para compra através do site na Inglaterra em parceria com a marca Tesco de varejo.

Ambientais

O sistema Loop, quando comparado às redes de varejo existentes, apresenta impactos ambientais positivos significantes, através da diminuição da produção de embalagens de uso único, e da eliminação completa da necessidade de reciclagem, incineração ou despejo em aterros sanitários.

Econômicos

O sistema Loop se diferencia de outros sistemas por não cobrar do usuário um valor mensal de assinatura. O usuário ao concluir a compra de um produto, usa a embalagem até o fim do produto, e se ele não deseja comprar esse produto novamente, seu dinheiro é devolvido. Dessa forma ele proporciona uma maior liberdade ao usuário em relação a compras recorrentes, e cobra das empresas de bens de consumo que estão oferecendo seus produtos na plataforma, um valor mensal para ser membro do sistema.

Fatores de Fracasso

A empresa de bem de consumo que deseja participar do sistema tem a necessidade de repensar a sua embalagem como um todo para que se adeque às necessidades de reuso do sistema Loop. As embalagens tem que ser pensadas para serem duráveis, laváveis e circulares, o que pode acarretar em um custo maior para a empresa parceira do que continuar ofertando suas embalagens descartáveis.

Fatores de Risco

A Loop se baseia na utilização e múltiplos parceiros para a viabilização do sistema de reuso de embalagens. Isso a expõe a muitas externalidades em relação ao relacionamento com parceiros. Além disso, o sistema em si é caro, pois se apoia em uma eficiência logística que muitas vezes não é suportada em países subdesenvolvidos, limitando seu potencial e escalabilidade.