Estudos
Sistema descentralizado de tratamento de água, esgoto e reúso Newterra em Talbotville - Canadá
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água
Canadá
Ontário()
Metodologia
O sistema instalado consiste em coleta a vácuo na rede de esgoto, encaminhada para um sistema de biorreator para tratamento de esgoto que consiste em gradeamento, caixa de areia, gradeamento para partículas finas, reator biológico anaeróbio e sistema de membrana filtrante. O sistema de membrana filtrante produz uma barreira física de 0,04 micron capaz de remover bactérias, vírus e protozoários (6logs) e atende aos elevados padrões de reuso de água para irrigação de hortaliças da WHO. A estação de tratamento é totalmente automatizada, gera pouco lodo e reduz a necessidade de operação diária. Destaca-se que, geralmente, o operador deve passar na estação uma a duas vezes por semana, mas ela é majoritariamente operada e monitorada a distância. Ademais, o sistema é pré-fabricado e transportado em contêineres.
Implementação
Atores
Comunidade de Talboltville
Multi-Stakeholders
Construtora de Talboltville
Institucional/Privada
Newterra
Institucional/Privada
Governança
A comunidade e construtores viram a necessidade de investir em sistemas descentralizados de tratamento de esgoto e reuso de água, com a finalidade de atender às demandas do Departamento Ambiental de Ontário, Canada. A empresa Newterra investiu em desenvolvimento tecnológico para atender à necessidade do local.
Público-alvo
Comunidade de Talbotville.
Elementos de Replicabilidade
Parceria com a Newterra pode ser interessante para o cenário Brasileiro, onde um projeto de lei permita que as empresas de saneamento municipais e estaduais sejam repassadas para empresas privadas. Com isso, tecnologias como da Newterra podem permitir que estes grandes sistemas sejam divididos em vários descentralizados. Além disso, empresas como a Newterra possuem linhas de investimento próprias, inclusive para países da America Latina e Caribe.
Compartilhe: