Artigo Estudos de Caso

Sistema descentralizado de tratamento de água para abastecimento aplicando processo de membranas - Coreia do Sul

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Coréia do Sul

Província de Gyeonggi()

Este estudo de caso aborda o trabalho descrito pela Mitsubishi em 2008 sobre o desenvolvimento de um sistema de tratamento descentralizado por membrana, em uma comunidade próxima a Seul na Coreia do Sul. O sistema de tratamento de água da comunidade atende a uma população de 10.000 habitantes e possui uma capacidade de tratamento 150 m3/dia, porém necessitava de ampliação. Contudo, a comunidade não disponibilizava de espaço para construção de novas unidades e foi necessário o desenvolvimento de um sistema que não necessitasse de mais espaço; assim, o sistema de membrana permitiu que a ampliação fosse realizada e que o esgoto tratado atingisse um nível de qualidade superior à qualidade do corpo receptor.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Projeto, instalação e operação realizada pela cidade de Hyundai.

Desafios

  • Sistema compacto e descentralizado permitiu que a comunidade melhorasse a eficiência do esgoto tratado e diminuísse o impacto no corpo receptor.

Contexto

Uma cidade próxima de Seul na Coréia do Sul precisava de expansão do sistema de tratamento de água, mas não possuía mais espaço para construção de novas unidades. A região possui elevada densidade populacional e é constituída praticamente de dormitórios para trabalhadores da fabrica da Hyundai. Deste modo, a cidade se viu obrigada a buscar uma solução alternativa de maior eficiência, que ocupasse pouco espaço físico e que melhorasse a eficiência do esgoto tratado.