Artigo Estudos de Caso

Sistema descentralizado de tratamento de água para abastecimento aplicando processo de membranas - Coreia do Sul

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Coréia do Sul

Província de Gyeonggi()

Metodologia

Para melhoria do sistema de tratamento, foram instalados módulos do sistema compacto de tratamento de esgoto da Mitsubishi Chemical Aqua Solution de Biorreatores com membrana. O sistema reduziu em 60% o espaço primeiramente pensado para instalação de um sistema de tratamento de efluente, eliminou a necessidade do tanque secundário de clarificação do efluente e reduziu o consumo de energia e produção de lodo.

Implementação

Atores

Comunidade cobrou das autoridades a adequação do sistema de tratamento de esgoto.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

Moradores do subúrbio de Seul necessitavam da ampliação no sistema de tratamento de efluente devido ao crescimento do local. No entanto, não havia disponibilidade de espaço na comunidade; além disso, o sistema em funcionamento não atendia à eficiência do tratamento previsto. Para tanto, a prefeitura local, através de cobrança de taxas e imposto, realizou a reestruturação do sistema de tratamento de efluentes da localidade.

Público-alvo

Comunidade de Hyundai, subúrbio de Seul.

Elementos de Replicabilidade

Sistema passível de ser aplicado no Brasil, principalmente em condomínios, pátios industriais e cidades dormitórios. Importante parceria da comunidade com o poder público para decisão da tecnologia a ser implementada.

Importante a busca da tecnologia correta para o cenário existente - no caso apresentado, a falta de espaço para instalação de um novo sistema era primordial.