Artigo Estudos de Caso

Sistema Fort Collins de tratamento de água

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Estados Unidos

Colorado()

O presente estudo tem como objetivo descrever a criação de formas de avaliação de estratégias de sistemas duplos de distribuição de água não-potável (irrigação e demanda de incêndio) e água potável para a cidade de Fort Collins, Colorado (EUA). De acordo com o relatório elaborado por Collin et al (2015), um sistema de MCDA (multi criteria decision analysis) foi utilizado para comparar quatro alternativas de sistemas duplos de água contra manter o sistema existente. Para cenários previamente definidos, foram enviados questionários a diferentes atores (moradores do local) para que fossem pontuadas as melhores alternativas. Cada alternativa/questão do formulário possuía peso diferente, permitindo que, através de um sistema matricial de análise, fosse possível escolher a melhor solução para o local.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O estudo foi financiado pela cidade de Fort Collins por meio de uma parceria de colaboração com o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade do Estado do Colorado.

Desafios

  • Utilização de sistema de análise de decisão para implantação de sistemas descentralizados.

Contexto

Como várias cidades americanas, a cidade Fort Collins necessita investir em reparo e renovação do sistema de distribuição de água. Este oferece a oportunidade de avaliar a cidade para um sistema de distribuição de água a longo prazo e considerar estratégias a serem adotadas para que o sistema de distribuição de água atenda a todos que a necessitam e que, acima de tudo, sejam sustentáveis. A mudança na infraestrutura de distribuição de água deveria atender aos seguintes critérios: - Diminuir a energia utilizada, custo operacional e de reparação; - Reduzir o grande volume de água tratada e eliminar os picos de demanda nos meses de verão; - Permitir que a cidade utilize elevada qualidade de recursos para atender os critérios e demandas de água para abastecimento; - Melhorar a qualidade da água de abastecimento publico; - Oferecer grande resiliência pelos múltiplos sistemas de distribuição.