Artigo Estudos de Caso

Sistema Fort Collins de tratamento de água

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

Estados Unidos

Colorado()

Metodologia

A partir de avaliação de soluções alternativas foram realizadas analises baseadas em ganhos econômicos, ambientais e sociais. As soluções alternativas consideradas foram: 1 - Investimento no sistema existente: sistema centralizado de tratamento de água. 2 - Centralizado/ Dual Alternativa: água para demanda urbana tratada em sistema centralizado existente e a construir um sistema duplo de distribuição para água tratada e não tratada (irrigação e incêndio). 3 - Alternativa de Bairro: a água sem tratamento seria de responsabilidade do bairro e água para abastecimento humano seria tratada e distribuída através de sistemas descentralizados de cada bairro. 4 - Point of Entry Alternativa: a água sem tratamento seria distribuída por uma rede publica e o tratamento da água para consumo humano seria de responsabilidade de cada casa. 5 - Sistema separador para irrigação: com exceção da água para irrigação a demais seria distribuída pela cidade. Questionário com as soluções foram distribuídos para população e empresas de saneamento que operam no local. Após a analise do questionário através de uma matriz de preferencia com peso prédeterminado para cada item do questionário, foi obtido um resultado, que apontou que a utilização de um sistema totalmente descentralizado iria resultar em um aumento de custo para a comunidade, principalmente em energia, sendo a solução Separeted Irrigation a mais bem votada. Neste caso, a descentralização do sistema ocorreu apenas para o processo de irrigação que ficaria a cargo da comunidade, enquanto a água para provimento de incêndio e abastecimento humano continuaria de responsabilidade da cidade.

Implementação

Atores

Governo da cidade de Fort Collins

Governamental (de cima para baixo)

População de Fort Collins

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Universidade do Estado do Colorado

Outro

Governança

Governo da cidade de Fort Collins fez uma consulta à população para tomada de decisão em relação às tratativas que deveriam ser realizadas para o processo de distribuição de água da cidade, devido à demanda de investimento constante. A Universidade do Estado do Colorado foi responsável pela realização do trabalho.

Público-alvo

População da cidade de Fort Collins.

Elementos de Replicabilidade

Esse trabalho é muito fácil de entender e possui um detalhamento lógico na sua execução, capaz de ser replicado por decisores no Brasil, principalmente pela iniciativa privada.