Artigo Estudos de Caso

Skape - Bicicleta elétrica assistida dobrável

Metodologia

Mobilidade

Bicicletas elétricas

Rio de Janeiro(RJ)

Fatores de Sucesso

Sociais

Permite o exercício diário, o que garante maior qualidade de vida e saúde. São leves e tem cinco níveis de assistência do motor elétrico, o que permite que um maior número de pessoas possa utilizar. É possível combinar esforço físico com o nível de assistência desejado, desde zero (ou desligado) ao nível 5 (máximo 250W ou 350W, dependendo do modelo).

Ambientais

Não é poluente e contribui com a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Contribui também com a mobilidade urbana, pois, além de assistidas, são dobráveis, podendo ser guardadas em qualquer porta-malas e/ou embaixo da mesa de trabalho, por exemplo, propiciando a intermobilidade.

Econômicos

É um produto acessível, custa cerca de 7 vezes menos que um carro popular, não tem impostos, nem seguro obrigatório.

Fatores de Fracasso

Não foram identificados fatores de fracasso até o momento.

Fatores de Risco

A principal ameaça está relacionada à falta de segurança para uso das bicicletas nas cidades. Neste sentido, existem dois aspectos preocupantes: acidente e roubo. No caso dos acidentes, que são muito comuns, a maioria das cidades brasileiras não tem uma estrutura dedicada às bicicletas com faixas exclusivas, distante dos carros, onde uma simples queda não teria grande impacto. O que acontece em geral é que as bicicletas concorrem com os carros em meio ao trânsito pesado. Já os roubos também são frequentes em diversas cidades e os ciclistas se sentem inseguros em transitar com suas bicicletas, já que em muitos casos estas representam um investimento significativo para o usuário.