Artigo Estudos de Caso

Sora - Ônibus Movido a Hidrogênio - Tóquio - Japão

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétricos a célula combustível a hidrogênio

()

Metodologia

Para a criação do ônibus, foi utilizado o Sistema Toyota de Células de Combustível (TFCS), feito para o veículo particular elétrico de célula de combustível Mirai (FCEV). O veículo foi desenvolvido no Centro Técnico Higashi-Fuji, instalação de pesquisa e desenvolvimento da Toyota em Shizuoka, Japão.O projeto faz parte da parceria entre empresa e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020. Essa parceria tem como objetivo encontrar soluções de mobilidade sustentável para os Jogos. Além dos Jogos, o Governo Metropolitano de Tóquio, incluiu o Sistema dentro de suas iniciativas para promover o uso generalizado de energia de hidrogênio e veículos com célula de combustíveis de hidrogênio.

Implementação

Atores

Toyota Motor Corporation

Institucional/Privada

Governança

Projeto desenvolvido pela Toyota Motor Corporation e estimulado pelo acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2020. Após a certificação no Japão, a Toyota lançou e espera introduzir mais de 100 Sora, principalmente dentro da área metropolitana de Tóquio, antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Público-alvo

Mercado de ônibus urbano

Elementos de Replicabilidade

Interesse de empresas locais

A cooperação entre a empresa desenvolvedora (Toyota Motors Corporation) e empresas locais pode se dar através da assinatura de termos de cooperação, permitindo, assim, a transferência de tecnologia

Apoio consultivo e financeiro de agências de desenvolvimento locais ou agências multilaterais

A reestruturação de áreas urbanas através de grande operações urbanas ou de requalificação de áreas centrais podem significar oportunidades para a incorporação deste tipo de veículo em sistemas de mobilidade urbana locais