Artigo Estudos de Caso

Tees Renewable Energy Plant

Metodologia

Energia

Micro e minigeração distribuída a biomassa

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

North Yorkshire()

Resultados e Impactos

Este projeto prevê diversificar os recursos energéticos do Reino Unido e irá gerar aproximadamente 2,4 TWh de eletricidade por ano, o suficiente para abastecer cerca de 600 mil residências, o que equivale a um deslocamento anual de 1,2Mt de emissões de CO2. O projeto também deve gerar cerca de 600 empregos na construção e dez empregos em tempo integral, contribuindo com aproximadamente 30 milhões de libras (US$ 46 milhões) por ano para a economia local. Todos os anos, espera-se que a planta em pleno funcionamento produza 2,3 TWh de eletricidade. Como já apontado, isso é suficiente para abastecer pelo menos 600 mil lares médios, com os benefícios duplos de baixo impacto de carbono e calor residual, que pode ser fornecido a usuários próximos.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro.

Fatores de Risco

Este projeto apresentou vários atrasos, dentre os motivos, destaca-se a crise de crédito e as mudanças na política energética do Reino Unido, o que culminou em quase nove anos exaustivos para desenvolver e financiar totalmente a usina, quatro anos a mais do planejado.

Lições aprendidas

As usinas elétricas baseadas no uso da biomassa qualificam-se como renováveis, mas possuem todas as vantagens de despachabilidade de uma usina movida a combustíveis fósseis, sem nenhuma das desvantagens comumente associadas a outras usinas renováveis.