Estudos
Trem turístico movido a energia solar “Tren de la quebrada”- Argentina, Bolívia e Peru
Mobilidade
Trem solar
Argentina
()
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
A iniciativa ainda está em desenvolvimento, mas espera-se que benefícios para o meio ambiente sejam alcançados, pois o trem não usará combustíveis fósseis.
Econômicos
É possível tornar as atividades humanas mais sustentáveis e mais amigas do meio ambiente. Apesar de os transportes de maneira geral terem se baseado em combustíveis fósseis durante muitos anos, o desenvolvimento e descobrimento de novas tecnologias permite que haja uma ruptura na maneira de enxergar certos padrões ultrapassados. É necessário que se tenha um forte engajamento dentro de um país e até entre países para que iniciativas como essa possam alcançar sucesso. Além disso, é muito importante também que haja uma fonte de investimento, que os governos sejam capazes de enxergar os benefícios de longo prazo e que iniciativas privadas se motivem com as possibilidades de investimento em projetos que visem o bem estar das gerações atual e futuras. Além dos benefícios ambientais, também se esperam benefícios socioeconômicos ao gerar emprego na região devido ao incremento do turismo.
Fatores de Fracasso
Em um projeto deste porte, é importante avaliar se a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos será suficiente para movimentação do trem, qual será sua autonomia em períodos sem sol. Além disso, é necessário também fazer um estudo detalhado de viabilidade econômica, uma vez que o investimento necessário é bastante relevante. Como o projeto tem consequências positivas também no turismo da região, existem outros benefícios associados a ele, como geração de novos empregos.
Fatores de Risco
Por se tratar de ligar três países, Argentina, Bolívia e Peru, este projeto precisa de uma sincronização política entre os involucrados.
Compartilhe: