Artigo Estudos de Caso

Turanor PlanetSolar - Alemanha

Metodologia

Mobilidade

Embarcação elétrica solar fotovoltaica

Alemanha

()

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

O Brasil possui uma enorme vantagem na implantação de uma medida como esta: a quantidade de sol que atinge o país. A incidência solar brasileira é ideal para adoção das embarcações solares. Muitas pesquisas estão sendo feitas para aprimorar projetos de barcos solares e assim transmitir mais segurança para interessados.

Econômicos

Por se tratar de uma tecnologia em desenvolvimento, o custo inicial pode ser alto, porém fica vantajoso com o tempo de operação da embarcação. Os motores solares poderiam ser utilizados no Brasil, primeiramente em embarcações pequenas e médias como, por exemplo, para transporte de passageiros. Caso o uso e a produção industrial sejam ampliados, o custo dos motores solares pode diminuir, como aconteceu com os próprios painéis solares que atualmente estão com preços mais acessíveis, se tornando mais vantajosos. No Brasil, essa engenharia ainda é pouco explorada, mas temos alguns projetos.

Fatores de Fracasso

Apesar de revolucionário, a embarcação construída no estudo de caso apresentado infelizmente não resolve todos os problemas de emissão do transporte marítimo. Além de a energia solar fotovoltaica apresentar os seus próprios impactos ambientais, mesmo que não relacionados com a emissão de GEEs, é importante ressaltar que se trata de uma embarcação limitada de algumas formas. Por exemplo, o fato de que se trata de um navio lento e com baixa autonomia fora da luz.

Fatores de Risco

Obter energia dos painéis solares é uma tecnologia comprovada, no entanto, existem certos limites quanto às baterias. Hoje em dia existem perdas no processo de armazenamento de energia de longo prazo, além disso, são pesadas e com vida útil limitada a uns 5 anos. O Brasil possui grande carência no setor industrial de maquinários que possuam alto valor agregado, e a maior parcela das exportações se concentra em produtos agrícolas e matérias primas como ferro e aço. A fabricação de máquinas de corrente contínua de imã permanente (ideal para veículos elétricos) é escassa, ainda existem grandes barreiras para que consiga se expandir no Brasil.