Artigo Estudos de Caso

Urbitá - um novo bairro para a cidade de Brasília-Brasil

Metodologia

Ambiente Construído

Cidade compacta: Quarteirão fechado

Brasil

Distrito Federal(DF)

A Urbanizadora Paranoazinho traz a proposta de um novo bairro para a cidade de Brasília. Baseado no modelo da cidade compacta, o plano para o novo bairro aposta na ocupação máxima do quarteirão, por meio do bloco perimetral.O projeto para dois quarteirões no bairro Urbitá - escritório IDEIA1 foi o estudo de caso escolhido. Destaca-se que o PDU -Urbitá 2018 propõe desenvolver um urbanismo adepto do uso misto, da escala humana, do desenvolvimento urbano sustentável e da qualidade urbana, e tem como base a proposta de desenvolver um bairro ambientalmente sustentável e de traçado urbano em escala humana, com prevalência do pedestre e do transporte público, promotor do desenvolvimento regional mediante a oferta local de emprego, serviços e lazer, em contraponto ao paradigma de “cidades dormitório” que imperou no desenvolvimento urbano do entorno de Brasília desde a sua fundação.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O sistema de financiamento é privado, no qual a Urbanizadora Paranoazinho se incumbe de toda a idealização do projeto, execução de infraestrutura e estrutura de urbanização. As primeiras edificações também serão executadas pela empresa. Espera-se atrair investimento privado para a execução gradual dos quarteirões.

Desafios

  • O novo bairro preenche vazios entre diferentes bairros, une a cidade de Sobradinho à região dos condomínios e integra o funcionamento de uma grande extensão de solo urbano.

  • O bairro deve concentrar uma população estimada em 118.607 habitantes em uma área de ocupação compacta, projetada em função da escala do pedestre, que permitirá o deslocamento à pé e em bicicleta.

  • O novo bairro baseia-se na alta densidade e na compacidade, sendo assim favorece os modais não motorizados, além do transporte público.

  • A ocupação de todo o perímetro do quarteirão evita becos e vazios que podem gerar espaços de insegurança. As calçadas ficam mais visíveis e consequentemente mais seguras.

Contexto

Inserido na região metropolitana de Brasília, em uma região caracterizada pela ocupação de condomínios irregulares de baixa densidade, o Urbitá pretende gerar uma nova área de centralidade que contribua para redução da dependência estabelecida com o Plano Piloto. O projeto pretende atrair os moradores das localidades próximas à cidade de Sobradinho gerando novos postos de trabalho e facilidades urbanas que favoreçam a integração econômica e social. Para tanto, a proposta urbanística idealizada pela Urbanizadora Paranoazinho foi materializada em um Plano de Desenvolvimento Urbanístico e mostra-se compatível aos conceitos, premissas e condicionantes impostos pelo Plano Diretor local de Sobradinho, Plano Diretor de Ordenação Territorial do Distrito Federal e pelas Diretrizes Urbanísticas 08/2018, bem como com as demais disposições legais e normativas vigentes.