Artigo Estudos de Caso

Utilização de embalagem em refil pela empresa de cosméticos Natura

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Brasil

São Paulo(SP)

Este estudo de caso ilustra a utilização de embalagens em refil da empresa Natura que possui mais de 110 produtos com esta opção, o que a classificou, em 1983, a ser a primeira empresa brasileira de cosméticos a oferecer esta modalidade de comercialização. Trata-se portanto, de uma prática da empresa uma vez que muitos produtos prmitem esta solução.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Não há registro de investimentos para o desenvolvimento de embalagens em refil na empresa.

Desafios

  • De acordo com a Natura, as embalagens em refil podem reduzir em até 85% de plástico o uso de plástico para esta finalidade.

Motivação

Segundo o Relatório de 2018 da empresa, a Natura é a maior multinacional brasileira do setor de cosméticos, fazendo parte de um grupo global, multimarca e multicanal, ao lado de Aesop e The Body Shop, que passou a ser conhecida como Natura &Co. Alguns números: são 18 mil profissionais, que atuam em 73 países e em cinco continentes. São 6,6 mil colaboradores que, além do Brasil, também estão em operações em sete países. Segundo o ranking canadense Corporate Knights, a Natura foi eleita a 14ª empresa mais sustentável do mundo. Por estes motivos, acredita-se que analisar as ações e consequências da utilização de embalagens em refil pela empresa pode ser fator motivacional para outras empresas também adotarem tal prática. Cabe ressaltar que alguns produtos da empresa, como os da linha Tododia têm refis em sachê, tipo de embalagem com 85% menos plástico do que a regular, o que ilustra a redução de resíduos e impacto no meio ambiente.

Contexto

A empresa Natura, criada em 1969, tornou-se uma das primeiras fábricas de bens de consumo contínuo a comercializar produtos com recargas ou refil. Esta ação começou com a linha Ekos Frescor, com embalagens feitas de plástico 100% reciclado, reduzindo o descarte de lixo equivalente a 5 milhões de garrafas PET por ano. Além da sustentabilidade da marca e imagem positiva perante o consumidor, a utilização das embalagens em refil para os produtos proporciona diversas vantagens para todos os envolvidos na cadeia, entre eles: o menor custo de produção de embalagens, o que contribui para a redução de preço do produto final; a otimização dos estoques, uma vez que os produtos em refil têm volume menor e ocupam menos espaço; a opção do refil conter produto concentrado, aumentando a sua vantagem econômica; maior fidelização do consumidor, seja em função dos preços menores, seja por afinidade com a postura sustentável da marca.