Artigo Estudos de Caso

Utilização de embalagem em refil pela empresa de cosméticos Natura

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Brasil

São Paulo(SP)

Fatores de Sucesso

Sociais

Os consumidores tornam-se cada vez mais engajados e informados;

Ambientais

Pesquisa realizada pelo The LCA Center mostra que, quando se compra uma embalagem em refil ao invés de um produto completamente novo, economiza-se cerca de 70% em CO2, 65% em energia e 45% em água.

Econômicos

As embalagens em refil da empresa Natura, além de serem mais baratas, pois utilizam menos material, são 100% recicláveis. Um indicador de sucesso desta solução é a quantidade de itens que adotam esta estratégia: atualmente são mais de 110 produtos que já possuem essa opção de embalagem, numa busca constante de vencer o desafio de reduzir o consumo de recursos naturais.

Fatores de Fracasso

Atualmente, 50% das marcas da empresa oferecem opção de refil para seus produtos, porcentagem que poderia ser ampliada. Os produtos da empresa são relativamente mais caros que a média dos equivalentes nacionais. Os custos de logística para acesso às regiões remotas para a reciclagem são altos.

Fatores de Risco

A necessidade contínua de investimentos em marketing, pesquisa e desenvolvimento para atrair e reter os consumidores.