Artigo Estudos de Caso

Waterlily: Turbina recarrega celular com água ou vento

Metodologia

Energia

Micro e minigeração distribuída com sistemas híbridos

()

Metodologia

A turbina portátil Waterlily foi projetada e fabricada no Canadá pela empresa privada Seaformatics Systems Inc. A tecnologia, já patenteada, foi desenvolvida a partir de pesquisas de captação de energia submarina realizadas nos últimos 10 anos pela empresa. A história de sua origem se dá nas águas do Atlântico Norte: enquanto trabalhava no exterior, o CEO da Seaformatics, Andrew Cook, implantava equipamentos e coletava dados do oceano para várias empresas do ramo petrolífero. O equipamento usado nas coletas de informações funcionava com baterias que tinham a necessidade de serem regularmente substituídas. Andrew começou a pensar em uma solução melhor do que a reposição via baterias novas. Em 2007, Cook, junto com o Doutor Masek, da Memorial University (Canadá), começou a pensar em uma fonte de captação de energia que alimentaria estações de dados sem a necessidade de baterias. Foi então que desenvolveram o SeaLily cujo objetivo é extrair energia das correntes oceânicas. Após 10 anos e 1500 dias de testes, o SeaLily foi um sucesso. A equipe, no entanto, teve uma nova ideia: adaptar a tecnologia para uso pessoal. Isso permitiria que pessoas gerassem energia por meio da água, ventos e manualmente. Em 2017, surgiu a turbina portátil Waterlily. Após um ano de pesquisa e desenvolvimento, foi possível começar a produção. As primeiras unidades foram enviadas aos clientes na primavera de 2018. Foram mais de 5 mil unidades vendidas para clientes de mais de 50 diferentes países do mundo todo. O produto é capaz de gerar energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, sob qualquer clima. Para otimizar a geração de energia. é possível conectar uma turbina na outra. A potência de cada turbina é de 12V. Por fim, cabe destacar que a Waterlily é composta de polímeros e aço inoxidável.

Implementação

Atores

Seaformatics Systems Inc.

Institucional/Privada

Governança

O produto é produzido e patenteado pela empresa privada Seaformatics Systems Inc e vendido principalmente via e-commerce.

Público-alvo

Para qualquer usuário que goste de aventuras, natureza, viagens, atividades outdoor em geral e pessoas que vivem em lugares com baixo acesso à energia elétrica.