Artigo Estudos de Caso

Wear Next Campaign

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Recuperação e tratamento de resíduos têxteis

Estados Unidos

Nova Iorque()

Fatores de Sucesso

Sociais

A iniciativa teve seu sucesso devido a ampla comunicação nas mídias sociais das marcas envolvidas, trazendo força e tração para o engajamento da população na atividade de descarte correto de roupas e tecidos. Além disso, a participação de órgãos da prefeitura para o desenvolvimento da campanha foi um fator crucial para o seu sucesso da mesma, pois possibilitou uma comunicação em lugares públicos mais acessível, além de disponibilizar online todos os tipos de tecido e roupas aceitos para descarte, assim como todas as formas e locais possíveis de descarte, apontando as lojas mais próximas do consumidor por geolocalização, assim como marcas que estavam recebendo roupas através do correio. Por fim, o esforço conjunto das partes possibilitou uma comunicação clara e efetiva do propósito da campanha.

Ambientais

Segundo publicação da WRI em 2019, roupas descartadas feitas de tecidos não biodegradáveis podem permanecer em aterros por até 200 anos, além do fato de serem necessários 2.700 litros de água para fabricar uma camiseta de algodão, o suficiente para atender a média de consumo de uma pessoa por dois anos e meio. Fora isso, ao fabricar uma calça jeans, são emitidos Gases de Efeito Estufa equivalente a dirigir um carro por 128 km. Ao incentivar a doação de roupas para ressignificação, reuso, ou reciclagem, evitamos que mais tecidos se tornem resíduos em um primeiro momento, o que hoje em dia equivale a um caminhão de lixo sendo queimado, ou enviado para aterro por minuto de resíduos têxteis. Em um segundo momento, essa campanha possibilita também uma mudança de comportamento do consumidor, sensibilizando-o em relação aos problemas que o consumo massivo geram no meio ambiente, e mais importante, ao impacto que o seu consumo individual tem e a partir disso, a importância de fazer compras mais responsáveis socialmente e ambientalmente.

Econômicos

Além do apelo ambiental e social da campanha, um grande fator possibilitador do sucesso da mesma foi a participação de grandes marcas, com abrangência mundial e posicionamento fortes no mercado, apoiando a iniciativa e se apropriando do tema de forma consistente. Com a crescente preocupação por parte de população com a saúde do planeta, se posicionar em questões ambientais além de sociais se tornou extremamente necessário para a perpetuidade de grandes marcas. Porém, com um consumidor cada vez mais próximo e exigente de transparência, ações de cunho socioambientais sem consistência são criticadas e muitas vezes boicotadas. Dessa forma, campanhas efetivas e concretas de fechamento de ciclo de resíduos como a #WearNext, possibilitam as marcas firmar um posicionamento forte e concreto, além de apoiarem na comunicação e engajamento da ação com seus consumidores.

Fatores de Fracasso

A ação requer ampla atuação da sociedade para sua efetividade, sendo primordial o engajamento dos consumidores em destinar corretamente seus resíduos têxteis. Dessa forma, em países com uma consciência socioambiental menos desenvolvida, a campanha teria uma menor efetividade. Uma solução para possível replicabilidade em países com essa consciência coletiva menos desenvolvida é um investimento em educação do consumidor, porém tais atividades incrementam o custo de viabilização da campanha, além de apresentar um grande desafio em termos de mudança de mindset.

Fatores de Risco

O estudo de caso em questão se trata de uma campanha, o que por si significa uma atuação pontual de esforço coletivo. Apesar de sua eficácia, tendo um grande impacto ao longo do período de duração da mesma, ela não é efetiva, pelo fato de não ser algo implementado e sustentado pensando em um longo prazo. No caso da campanha em questão, os pontos de coleta foram mantidos, e algumas lojas continuam recebendo roupas, porém, esses pontos demandam manutenção, e com isso investimento constante, o que inviabiliza a solução no longo prazo da forma com a qual foi pensada, como esforço colaborativo de diferentes players da sociedade, e requer uma alteração do modelo para que tenha fundos e investimento constante para a manutenção da mesma para perpetuidade.