Estudos
Zona livre de carros - Pontevedra, Galícia - Espanha
Mobilidade
Zona livre de carros
Espanha
Galícia()
Metodologia
Iniciado no final dos anos 90, o processo de transformação urbana em Pontevedra significou centralmente uma alteração radical da mobilidade urbana, que até então era baseada no uso excessivo de carros particulares. Depois de limitar a presença de carros na parte histórica da cidade, uma quantidade substancial de espaço público ressignificada e grandes rotas para pedestres foram criadas, com amplas áreas de preferência para deslocamentos a pé. Na prática, isso incluiu o estreitamento de vias e a limitação da velocidade máxima à 30 km/h. A transformação também incluiu a eliminação dos espaços para estacionamento na rua, considerando que a procura por um lugar para estacionar é o que causa mais congestionamento. Fecharam todos os parques de estacionamento de superfície no centro da cidade e abriram estacionamentos subterrâneos nas imediações e outros na periferia, com 1.686 vagas gratuitas. Os pontos de estacionamento nas imediações estão a 10 minutos do centro cívico. Parte da transformação considerou a criação e a sinalização de rotas para pedestres para a conexão entre a cidade (zona sem carros) e as estações rodoviárias e ferroviárias, pontos de chegada dos transportes coletivos interdistritais. Entre as medidas importantes, destaca-se o desenvolvimento do Metrominuto, um mapa para pedestre no formato dos mapas para transporte público, que mostra o tempo de acesso a pé a diversos pontos da cidade através das rotas sugeridas. Inclusão da circulação de bicicletas sem faixas dedicadas. Elas circulam sem incidentes pelas áreas de pedestres e têm áreas de estacionamento claramente sinalizadas e espalhadas por toda a cidade. A política de provisão de infraestrutura e de gestão da mobilidade é complementada com uma política de comunicação persuasiva, por meio de mídia convencional e esforços diretos de comunicação eletrônica, computação gráfica e uso de design criativo. Nesse sentido, o Metrominuto foi o principal elemento publicitário do novo sistema de preferências de pedestres da cidade, com o objetivo de desmistificar os tempos necessários para os movimentos a pé entre qualquer ponto da cidade. As medidas são, por sua vez, apoiadas em sistema completo de educação no trânsito, nos níveis fundamental e médio, fornecendo à população escolar uma familiarização intensiva com a mobilidade. Também são organizadas sessões com idosos, mulheres grávidas, esportistas e pessoas que precisam de reeducação viária. Outro elemento importante na implantação das transformações foi a implementação de um sistema com agentes de mobilidade na principal encruzilhada da cidade nas horas de ponta das escolas. Assim, as crianças vão à escola por conta própria e percebem a cidade como um ambiente amigável, com pouco risco, e adquirem os valores da mobilidade sustentável (Concello de Pontevedra, 2013).
Implementação
Atores
Concello de Pontevedra
Governamental (de cima para baixo)
Governança
Todas ações resultantes na Zona Livre de Carros foram coordenadas e conduzidas pelo Concello municipal de Pontevedra.
Público-alvo
População de Pontevedra e visitantes.
Elementos de Replicabilidade
- comunicação persuasiva, por meio de mídia convencional e esforços diretos de comunicação eletrônica, computação gráfica e uso de design criativo
- programa completo de educação no trânsito
- a criação e a sinalização de rotas para pedestres para a conexão entre a zona sem carros e o restante da cidade
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