Artigo Estudos de Caso

Zona livre de carros - Pontevedra, Galícia - Espanha

Metodologia

Mobilidade

Zona livre de carros

Espanha

Galícia()

Resultados e Impactos

O impacto mais geral corresponde à revitalização do centro histórico que estava em declínio, sofria os impactos da poluição e alta ocorrência de acidentes de trânsito; Nas mesmas ruas em que 30 pessoas morreram em acidentes de trânsito de 1996 a 2006, apenas três morreram nos 10 anos subsequentes, e nenhuma desde 2009; As emissões de CO2 caíram 70% e quase três quartos das viagens que eram feitas de carro agora são feitas a pé ou de bicicleta; Reocupação – enquanto outras cidades da região estão encolhendo, o centro de Pontevedra ganhou 12 mil habitantes; Revitalização econômica – a retenção de permissões para a construção de grandes lojas e shopping centers resultou no fato de que as pequenas empresas, que em outros lugares não foram capazes de suportar a crise econômica espanhola, conseguiram manter seu funcionamento; Como resultado, 65% das viagens ao centro da cidade são feitas a pé. Pontevedra foi reconhecida em 2016 como uma das 15 melhores cidades de bicicleta do mundo. O modelo urbano da cidade de Pontevedra segue os modelos de outras cidades europeias. A iniciativa ganhou alguns prêmios: - Prêmio Cermi de 2007, concedido pela Confederação Estatal de Pessoas com Descapacidade (CEPD; Confederação Estadual de Pessoas com Deficiência). Um prêmio significativo, pois foi concedido pelas próprias pessoas que enfrentam desafios de mobilidade e se organizaram na forma legal dessa associação em todo o estado. - Prêmio Nacional da Cultura Galega de 2008, em reconhecimento à transformação urbana e à gestão sensata do valioso patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. - Prêmio Fundación Fesvial de Seguridad Vial 2010 (Segurança Urbana), concedido por um júri, no qual estiveram representadas as principais instituições de mobilidade e segurança do Estado espanhol, além de instituições privadas. empresas e ONGs de segurança viária. - Prêmio Mobilidad Segura (Mobilidade Segura), na II Reunião de Cidades para Segurança Viária, realizada em Córdoba, sob os auspícios da Direção Geral de Tráfico (DGT, o órgão oficial espanhol que supervisiona segurança viária), por reduzir os acidentes de trânsito na capital a um mínimo histórico. - Prêmio Intermodes de 2013 para uma política de transporte intermodal baseada na mobilidade de pedestres é o principal reconhecimento de uma instituição vinculada à União Europeia em relação à alternativa modelo de cidade representado por Pontevedra. (Concello de Pontevedra, 2013).

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

- alteração no clima político ou mudança radical das lideranças - crescimento da população, causando efeitos sobre o uso do solo e intensificação do uso

Fatores de Risco

- Reivindicação coletiva de estacionamentos ou de relaxamento das regras de circulação de veículos motorizados.

Lições aprendidas

- a partir de planos de disciplinação do trânsito de veículos motorizados é possível impulsionar o uso de meios sustentáveis, como a caminhada e a bicicleta; - em vez de destruir bairros antigos em áreas centrais, é possível restaurá-los, convertendo-os em áreas agradáveis para as pessoas morarem; - contrariando o senso comum, esse tipo de solução - que retira os carros da rua - cria um ambiente urbano agradável, atraindo mais pessoas para o centro e para suas lojas; - medidas centradas na mobilidade também podem resultar na recuperação da função histórica de centros cívicos abandonados; - é possível devolver o espaço público aos cidadãos que o haviam perdido em benefício dos veículos.