Artigo Estudos de Caso

Autobahn elétrica para transporte de carga

Metodologia

Mobilidade

Eletrificação de ruas e avenidas

Alemanha

Hesse()

Este estudo de caso aborda a estrada elétrica desenvolvido no trecho da A5 no estado de Hessen, na Alemanha. A estrada fica perto de Frankfurt e foi adaptada para a recarga em movimento de caminhões com motores elétricos. Em ambos os lados da pista foram colocados cabos aéreos, semelhantes aos usados pelos bondes elétricos. Caminhões com motores elétricos podem acoplar aos cabos aéreos e recarregar suas baterias ao passarem pelo trecho. Cinco transportadoras participarão de uma fase de testes, executada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha. Os caminhões usados têm tecnologia híbrida (motores elétricos e à combustão) e o trecho com os cabos serve para o recarregamento das baterias, que podem, quando recarregadas, ser utilizadas. Quando descarregam, é acionado o motor a combustão. O objetivo deste estudo é portanto, demonstrar que existem modelos para o transporte de cargas nas estradas e demonstrar que existem soluções para este tipo de transportes que sejam ao mesmo tempo pouco poluidoras e que emitam poucos ruídos. Na Alemanha, o governo busca soluções para diminuir emissões de poluentes pelo transporte de cargas, pois, segundo o ministério, o transporte de carga tem aumentado nos últimos anos e é um grande emissor de gases do efeito estufa. Foi escolhido este trecho devido ao forte tráfego, superior a 130 mil veículos por dia, dos quais 13 mil são caminhões.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O ministério do Meio Ambiente da Alemanha quer testar modelos para o transporte de cargas nas estradas e investiu 50 milhões de euros em três trechos de testes. Um deles é o que fica perto de Frankfurt, e os outros dois serão construídos nos estados de Schleswig-Holstein e Baden-Württemberg.

Desafios

  • a

  • a

  • a

  • a

Contexto

Frankfurt é a quinta maior cidade da Alemanha, com uma população de aproximadamente 753.000 habitantes, uma área de 248,31 km² e densidade demográfica superior a 2.500 hab./km². É o centro financeiro e de transportes da Alemanha e o maior centro financeiro da Europa continental. Lá estão localizadas sedes de importantes instituições como a do Banco Central Europeu, do Banco Federal Alemão e da Bolsa de Valores de Frankfurt, bem como vários grandes bancos comerciais, como por exemplo o Deutsche Bank, o Commerzbank e o DZ Bank. Nos transportes, a cidade se destaca em âmbito mundial: o Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo; a Estação Central de Frankfurt é um dos maiores terminais de trens da Europa; e a Frankfurter Kreuz é um dos trevos rodoviários mais utilizados na Europa. Ao mesmo tempo, a DE-CIX possui o maior tráfico de ponto de troca de internet do mundo. Frankfurt está localizada em ambos os lados do rio Meno, sudeste da cordilheira de Taunus. É a maior cidade do estado federado de Hesse, na parte sudoeste da Alemanha. A parte sul da cidade contém a maior floresta urbana de toda a Alemanha.