Artigo Estudos de Caso

Metodologia

A ponte foi desenvolvida para integrar duas áreas da cidade, separadas pelo canal Amsterdã – Reno, e promover o desenvolvimento e atratividade para os moradores da nova área residencial. As discussões sobre a necessidade da ponte tiveram início já nos anos 90, mas a prefeitura só deu sequencia à mesma em 2013 (Bicycle Dutch, 2017). A ponte foi parte do plano de mobilidade urbana sustentável da cidade e foi desenvolvida seguindo as seguintes etapas: 1 - diagnóstico prévio realizado pela Prefeitura de Utrecht para analise de viabilidade e localização ideal; 2 – definição do local mais adequado para a ponte. O mesmo passava sobre duas escolas municipais, uma em cada lado do canal; 3 – criação de um plano para entender como integrar ou realocar as escolas; 4 – proposição de um projeto preliminar para a implementação da ponte; 5 – uma das escolas ganhou um novo prédio e a outra foi revitalizada e ficou embaixo da ponte, passando a fazer parte do projeto de urbanização do espaço; 6 - busca de parceiras para viabilizar a ponte, no caso com o Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente; 7 – estruturação da equipe multidisciplinar que atuou no projeto conforme listado na governança; 8 - reuniões e trabalho integrado entre as equipes de arquitetura, engenharia e urbanismo; 9 – workshops com os moradores para entender suas necessidades e validar o projeto; 10 – ações com a comunidade para apropriação do espaço, como café da manhã comunitário e evento de corrida na ponte.

Implementação

Atores

Prefeitura de Utrecht

Governamental (de cima para baixo)

Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente (Ministry of Infrastructure and the Environment)

Governamental (de cima para baixo)

NEXT Architects

Institucional/Privada

Rudy Uytenhaak + Partners Architectenn

Institucional/Privada

Bureau B+B Urbanism and Landscape Architecture

Institucional/Privada

Empresa de engenharia Arup.

Institucional/Privada

Governança

A ponte foi desenvolvida por meio de uma parceira entre Prefeitura de Utrecht e o Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente (Ministry of Infrastructure and the Environment). Teve projeto arquitetônico e de design da NEXT Architects em colaboração com a Rudy Uytenhaak + Partners Architectenn e Bureau B+B Urbanism and Landscape Architecture. A empresa de engenharia foi a Arup.

Público-alvo

Podemos considerar como público atingido os ciclistas que transitam na região que liga dois lados da cidade; estudantes da escola de ensino fundamental Oog in Al, que passou a integrar um espaço revitalizado com a obra da ponte; e moradores locais que se beneficiaram com a revitalização da área e a criação de um jardim público.