Artigo Estudos de Caso

Metodologia

De acordo com a NCC AB, a solução eRoadArlanda tem como base tecnológica a transferência de energia de um trilho na estrada para o veículo, usando um braço móvel. O braço detecta a localização do trilho na estrada e enquanto o veículo estiver acima do trilho, o contato estará em uma posição abaixada. Ao ultrapassar, o contato é automaticamente levantado. O trilho, que está conectado à rede elétrica, também funciona automaticamente. Ele é dividido em seções e cada seção individual é energizada somente quando um veículo está acima dele. Quando um veículo para, a corrente é desconectada. O trilho permite que as baterias do veículo sejam recarregadas enquanto alimenta sua passagem. O sistema também calcula o consumo de energia do veículo, o que permite que os custos de eletricidade sejam debitados por veículo e usuário. A implementação desta primeira fase se pode resumir na seguinte linha do tempo: - 2009 - Gunnar Asplund estabeleceu a empresa Elways para desenvolver sistemas que permitam fornecer eletricidade aos veículos elétricos enquanto estão em movimento; - 2011 – Foi lançada uma Cooperação entre NCC e Elways para tornar a tecnologia disponível em grande escala nas estradas; - 2012 - Um total de 200 metros de trilho elétrico foi instalado ao longo da pista de teste 2 em DRIVELAB, perto de Arlanda. Primeiro, foi cortado um sulco; depois, seções do trilho foram colocadas, 12 metros de cada vez, e ligadas entre si. Ao todo, foi desenvolvida uma técnica que permitiu que um quilômetro de estrada eletrificada fosse instalado por hora e que as interrupções fossem minimizadas. - 2013 - A empresa de desenvolvimento RUAB foi fundada, e se torna uma das 11 empresas a participar da maior aquisição pré-comercial em curso na Europa. - 2014 - eRoadArlanda entrou na fase de design. A RUAB é uma das quatro empresas a prosseguir. O projeto foi chamado eRoadArlanda. Um adicional de 150 metros de trilho elétrico foi instalado. No total, 350 metros da estrada foram eletrificados. - 2015 – eRoadArlanda se torna um dos dois projetos a receber o apoio contínuo da Administração Sueca de Transportes para desenvolver e testar estradas eletrificadas. - Abril de 2017 - Um adicional de 50 metros de trilho foi instalado na pista de teste, totalizando 400 metros de estrada eletrificada. - Maio de 2017 - O primeiro caminhão totalmente elétrico da Suécia foi registrado e aprovado para a condução em estradas públicas. O caminhão exclusivo agora foi testado no test track da estrada elétrica. - Julho de 2017 - Começa a preparação da estrada elétrica - instalação de trincheira e cabos -, pois nova estrada eletrificada seria construída durante o início do outono. - Setembro de 2017 - Caminhão movido a eletricidade começa a transportar mercadorias entre Arlanda e o terminal PostNord em Rosersberg. Inicialmente, o caminhão é alimentado por carregamento convencional e uma bateria de 600 kg. Com a estrada elétrica pronta, o caminhão também pode ser recarregado enquanto estiver em movimento; - Outubro de 2017 - O primeiro trilho de carregamento foi instalado na via pública. O trabalho de colocação de 2 km de estrada elétrica começa. O trabalho de instalação é estimado em cerca de um mês.

Implementação

Atores

RUAB (Roserbergs Utvecklings AB)

Multi-Stakeholders

Elways

Multi-Stakeholders

NCC

Multi-Stakeholders

Kilenkrysset

Multi-Stakeholders

ABT Bolagen

Institucional/Privada

Governança

A governança se deu da seguinte forma: - RUAB (Roserbergs Utvecklings AB): RUAB é um consórcio de propriedade conjunta da NCC, Elways, ABT Bolagen e Kilenkrysset. A RUAB foi contratada pela Administração de Transportes da Suécia e é responsável pelo gerenciamento do projeto eRoadArlanda. Uma seção da Estrada 893 foi alugada pela Administração Sueca de Transportes por um período de demonstração de dois anos. O projeto entregará um relatório à Administração Sueca de Transportes explicando o conhecimento, a experiência e as condições necessárias para a possível futura eletrificação de estradas; - Elways: Desenvolve sistemas elétricos para alimentar e recarregar veículos em movimento. A tecnologia é baseada em feeds condutivos de um trilho na estrada; - NCC: Desenvolve tecnologias e métodos para a instalação, operação e manutenção das soluções da eRoadArlanda para estradas eletrificadas; - Kilenkrysset: Faz parte do consorcio RUAB; - ABT Bolagen: Parceiro que fornece máquinas e serviços de transporte para a indústria de construção civil e engenharia civil. Além das organizações citadas, outros atores foram importantes na implementação do projeto. Podemos citar: Airport City Stockholm, Sigtuna, Arlandastad Holding, Bilprovningen, e-Traction, Cosmo Truckcenter AB, entre outros.

Público-alvo

A iniciativa beneficia diretamente as empresas envolvidas, o setor de transporte e seus usuários, mas indiretamente pode beneficiar toda a população regional e nacional.

Elementos de Replicabilidade

Segundo os idealizadores do projeto, os trilhos podem ser instalados facilmente em qualquer lugar.