Estudos
Fechamento permanente da Avenida Rio Branco - Rio de Janeiro - Brasil
Mobilidade
Zona livre de carros
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Resultados e Impactos
- Melhoria da acessibilidade com instalação de piso de granito no entorno e concreto desempenado na ciclovia para gerar menos atrito aos usuários - Redução das ilhas de calor mediante alargamento de canteiros e plantio de árvores - Remanejamento de 82 linhas de ônibus - Melhoria da percepção de segurança pública com uniformização da iluminação com ajustes e instalação de novos postes - Valorização do patrimônio cultural e arquitetônico do país com remodelação de prédios de importância histórica como Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Theatro Municipal, Palácio Pedro Ernesto (Câmara Municipal do Rio de Janeiro) e Cine Odeon - Estimativa de 2.700 toneladas de CO2 evitados por ano sem a circulação de ônibus no local
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
O modelo de sustentabilidade financeira da esplanada da Avenida Rio Branco previa a mudança a médio prazo no perfil de ocupação do uso do solo do Centro do Rio, induzindo a atração de famílias da classe média para ocupar residencialmente o local, haja vista o predomínio do perfil comercial da região. No entanto, até o presente momento, não foram verificados indícios de que o projeto tenha impactado (ou esteja influenciando) uma mudança cultural neste sentido. Dessa maneira, a esplanada da Avenida Rio Branco – assim como o modelo de concessão e funcionamento do VLT implantado como alternativa de transporte na região – tem sua vitalidade comprometida fora do horário comercial, ficando à mercê dos atrativos turísticos do entorno que concorrem diretamente com os espaços à beira-mar, onde concentram-se primordialmente os principais espaços de entretenimento da cidade.
Fatores de Risco
Questões de desigualdade social são um risco para a preservação do espaço público da Avenida Rio Branco, uma vez que, fora do horário comercial, o local atrai mendicância e meliantes. Isso pode contribuir para que a área fique estigmatizada a longo prazo como local inseguro, assim como também pode acelerar a degradação do mobiliário urbano e da infraestrutura local.
Lições aprendidas
Para além de um diagnóstico preciso sobre as condições e carências locais da área que se pretendia intervir, uma lição aprendida diz respeito à necessidade de se estudar e avaliar estrategicamente o potencial de desenvolvimento do projeto a longo prazo. O projeto deve refletir efetivamente a possibilidade de influenciar/promover uma diversidade de usos de ocupação do solo que também se reflita na diversidade de negócios da região a fim de atrair públicos diversos, tanto nos dias de semana como aos sábados, domingos e feriados. O caso da Avenida Rio Branco é emblemático de cidades litorâneas onde o espaço à beira-mar é arrebatadoramente preferido por moradores e turistas como local de entretenimento, enfraquecendo projetos de revitalização urbana em bairros fora do circuito praiano.
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