Estudos
Habitação social "Minha Casa Minha Vida" em Wood Frame - TECVERDE
Ambiente Construído
Sistema estrutural: Wood Frame
Brasil
Paraná(PR)
Metodologia
O processo construtivo das casas, comum às demais construções em wood frame, consistiu em: 1. Construção da fundação; 2. Montagem do esqueleto estrutural; 3. Aplicação do OSB (placa estrutural para contraventamento); 4. Montagem das paredes, que chegam ao local da obra já prontas com sistema de elétrica e hidráulica embutidos; 5. Lajes secas (também em OSB) executadas sobre vigas em I; 6. Inserção do isolamento termo-acústico; 7. Instalação das esquadrias. 8. Construção do telhado e vedação do forro em gesso acartonado.
Implementação
Atores
Empresa TecVerde
Institucional/Privada
Caixa Econômica Federal
Institucional/Privada
Ministério das Cidades
Governamental (de cima para baixo)
Construtora F Klas
Institucional/Privada
Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)
Governamental (de cima para baixo)
Governança
A Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento, também cumpre o papel de definição de critérios técnicos e pela definição do que é necessário para a operacionalização do Programa Minha Casa Minha Vida.Após isso, o Ministério das Cidades estabelece diretrizes e regras e distribui os recursos entre as Unidades da Federação cadastradas no Programa (no caso do estudo em questão, repassou os recursos para o estado do Paraná). A empresa TecVerde, em relação direta com a Caixa Econômica Federal e com o governo local, apresentou a proposta de aplicação da tecnologia wood frame na habitação produzida pelo programa - tendo sua proposta aprovada pelas entidades envolvidas. A Cohab foi responsável pela aplicação do programa na cidade de Curitiba e a Construtora F Klas foi responsável pela construção das moradias.
Público-alvo
Famílias que ocupavam irregularmente a região da Vila Nova e possuem renda mensal de até 1,6 mil reais.
Elementos de Replicabilidade
O controle de qualidade dos painéis é pré-requisito na replicabilidade do processo construtivo. A abrangência e disseminação do método construtivo com vedações em painéis de madeira depende do fortalecimento do setor maderieiro e dos processos de certificação de madeira.
Para que o sistema em woodframe seja incorporado como opção adequado à produção de moradia social, é preciso sanar falhas apontadas e oferecer um produto que gere conforto e inspire confiabilidade, a fim de validar a solução.
Questões climáticas relativas a cada sítio físico devem ser levadas em consideração, bem como a distância em relação aos pontos de fornecimento dos painéis. Deve-se garantir a adequabilidade e viabilidade econômica do processo construtivo desde o início até o fim.
Compartilhe: