Estudos
Integração bicicleta-transporte público em Malmo - Suécia
Mobilidade
Bicicletário de grande capacidade
Suécia
Malmo()
Metodologia
A implantação dessa solução pode ser melhor compreendida através das ações desenvolvidas ao longo da política estratégica de incentivo ao uso da bicicleta catalisadas pelo projeto SMILE, conduzido pela CIVITAS, uma iniciativa lançada pela Comunidade Europeia em 2002 para reunião de uma rede de cidades dedicadas aos transportes mais limpos na Europa. Esta iniciativa testou e implementou mais de 800 medidas e soluções de transporte urbano em mais de 80 cidades. Tarefa 1: Elaboração de um “manual” e um “estudo de projeto conceitual” sobre como fazer estacionamentos de alta qualidade para bicicletas localizados perto de nós de transporte público. Este estudo foi realizado e resultou em um manual que ajuda a informar o processo de estabelecimento de três dessas instalações em três estações de trem. Tarefa 2: Instalação de semáforos com botões que ciclistas e pedestres podem pressionar para obter um sinal verde. Antes das medidas, os ciclistas eram forçados a parar e se aproximar muito do tráfego de carros para pressionar os botões, o que era inconveniente e, em alguns casos, expunha o ciclista a situações potencialmente perigosas. A medida se complementa com a instalação de contadores, que registram e exibem o número de ciclistas que passam em um trecho em determinado dia e indica totais mensais e anuais. Tarefa 3: Construção de duas ciclovias de demonstração, avaliadas em termos de segurança, proteção, iluminação, sinalização, conforto, instalações para bombear pneus de bicicleta, etc. Tarefa 4: Atividades de informação e marketing: Materiais de informação foram criados e campanhas foram realizadas durante o projeto. Isso inclui material relacionado ao ciclismo seguro e aos efeitos do ciclismo na saúde. O marketing do ciclismo também foi realizado por meio de campanhas nas quais foram utilizados materiais de informação e técnicas alternativas de marketing. Elaboração de mapas temáticos de bicicleta (passeio cultural, passeio pela natureza, etc) foram produzidos em sueco e inglês e depois distribuídos gratuitamente. Uma das campanha de destaque é a “No Ridiculous Car Journeys”, que foi repetido várias vezes e apresenta uma competição para encontrar “o motorista de carro mais ridículo”. O vencedor ganha uma bicicleta ou, se já tiver uma, um passe de ônibus.
Implementação
Atores
Administração da Cidade de Malmo
Governamental (de cima para baixo)
Governança
A política estratégica foi conduzida pelo governo da Cidade de Malmo, que adota uma visão onde o caminhar, a bicicleta e o transporte público são centrais na estratégia de desenvolvimento urbano. As ações são organizadas em uma lógica interdepartamental onde o Departamento de Ruas e Parques desempenha papel central.
Público-alvo
População de Malmo e visitantes.
Elementos de Replicabilidade
- Adoção pela autoridade pública de visão voltada para o desenvolvimento urbano sustentável
- Desenvolver planos operacionais, documentos de política e planejamento, onde o principal pressuposto deve ser as metas de transporte sustentável
- Investimento em infraestrutura ciclística, como ciclovias dedicadas, sinalização e estacionamentos.
Desenvolver métodos e estratégias para uma abordagem holística na transformação de estradas principais em estradas urbanizadas e investigar o financiamento que apoia essa abordagem holística
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