Artigo Estudos de Caso

Plano de Mobilidade Sustentável Corporativa - Torre Santander - São Paulo - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Mobilidade Sustentável Corporativa

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

Foi encomendada uma pesquisa ao IBOPE, em 2010, na qual o Banco perguntava aos seus funcionários quais opções de mobilidade e serviços eles gostariam de ter em seu local de trabalho. A partir do diagnóstico, foram elaboradas iniciativas que compuseram o plano: a) Programa Carona Amiga (cadastro de veículos de funcionários que aceitam oferecer transporte aos colegas de trabalho. O participante ganha vantagens, a exemplo de preferência na vaga de estacionamento dos prédios) b) Veículo Fretado (transporte oferecido pela empresa para deslocamento dos funcionários entre prédios e/ou até estações de metro e trem) c) Bicicletário e vestiários d) Programa de flexibilização de horário de entrada e saída e) Sistemas para reunião on-line (novas salas de videoconferência e telepresença) f) Facilidades nos prédios (disponibilização de serviços para que os funcionários evitem sair do prédio e, assim, evitar fluxos intensos de deslocamento para finalidades secundárias: salão de beleza, academia de ginástica, biblioteca, centro médico, agência de viagens, etc).

Implementação

Atores

Banco Santander

Institucional/Privada

Governança

O projeto foi implementado como política corporativa pelo Banco Santander, contando com parcerias com empresas como a Easy Táxi, por exemplo.

Público-alvo

Comunidade, Funcionários, Fornecedores, Prestadores de Serviços e Visitantes.

Elementos de Replicabilidade

Conscientização e engajamento de todos os usuários da importância de trabalhar visando à redução da quantidade de veículos da rua

Realizar campanhas internas buscando informar a força de trabalho sobre meios sustentáveis de deslocamento

Integração da dimensão da Mobilidade Sustentável Corporativa aos programas de capacitação da empresa

Realização de diagnósticos de deslocamento de seus empregadores a cada dois anos