Estudos
Política de zona livre de carros de Groningen - Holanda
Mobilidade
Zona livre de carros
Holanda
Groningen()
Metodologia
A implementação da zona livre de carros em Groningen tem uma longa trajetória, que começa nos anos 1970 com a implementação de novos princípios de planejamento urbano, que coloca a prioridade do pedestre sobre o tráfego de carros. 1 - A zona alvo foi o centro da cidade, dividida então em quatro setores. 2 - Diante da oposição de lojistas e organizações empresariais, foi criado um conselho que se dedicava à introdução mais aceitável possível para os empresários locais, discutindo, inclusive, o mapa do novo regime de trânsito. 3 - Neste tipo de solução as pesquisas são importantes para investigar os efeitos na economia, no tráfego e no meio ambiente. 4 - Mudanças de caráter urbanístico e paisagístico também foram importantes. Assim, em ruas onde o tráfego de veículos particulares foi proibido, houve a remodelagem de calçadas e de mudança de pavimento, além do plantio de árvores. 5 - Em soluções como essa, uma vez implementada, é fundamental acompanhar a medida através de pesquisas de monitoramento e avaliação de impacto das mudanças implementadas no trânsito, considerando também a realização de levantamentos no momento anterior à implementação para efeitos de comparação. Atualmente o esquema de trânsito que viabiliza a solução compreende a proibição de veículos pessoais no centro da cidade, permitindo que o transporte público, como ônibus e os táxis, ainda forneçam seus serviços.
Implementação
Atores
Prefeitura de Groningen
Governamental (de cima para baixo)
Governança
Nesta solução é fundamental o papel do governo responsável pela gestão do trânsito e do transporte: na maioria dos casos, o poder público municipal. As medidas envolvidas na solução, portanto, dependem fundamentalmente de liderança municipal, que através da elaboração de uma estratégia amarrada em um plano de ação, pode convencer demais atores, como vereadores, lideres empresariais e a comunidade local.
Público-alvo
População da cidade.
Elementos de Replicabilidade
Criação de instância de cooperação e participação entre os diversos atores envolvidos (poder público, grupos de empresários, população)
Elaboração de legislação específica
Uma conversão de uma região da cidade em zona livre de carro deve começar nos locais que já estão relativamente bem servidos por serviços ferroviários ou de ônibus.
A implementação de uma zona livre deve vir acompanhada de implementação e melhoria da infraestrutura ciclística
Elaboração de plano de circulação de tráfego adaptado a cada contexto local
Ações voltadas para a entrega programada de mercadorias precisam ser realizadas em comum acordo com o comércio local
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