Artigo Estudos de Caso

Postos de Assistência Técnica na periferia de Brasília

Metodologia

Ambiente Construído

Intervenção urbana em áreas de ocupação espontânea

Brasil

Distrito Federal(DF)

Resultados e Impactos

Segundo a Codhab-DF, em fevereiro de 2018, 132 reformas já haviam sido entregues, 32 estavam em andamento e 47 foram iniciadas nas semanas seguintes. O impacto na vida dos habitantes do local é direto, novas infraestruturas, novos espaços públicos e as reformas das residências promovem dignidade aos habitantes da região assistida. “Já foram 50 mutirões de renovação urbana e 12 concursos públicos de Arquitetura para projetos de unidades habitacionais coletivas, edifícios de uso misto, Unidade Básica de Saúde, Centro de Ensino Infantil, Centro de Ensino Fundamental e habitações de interesse social”, relata Gilson Paranhos, presidente da Codhab-DF.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Em um país no qual a demanda habitacional é muito acima da oferta, a quantidade de normas e burocracia na aprovação de projeto de arquitetura em órgãos, governos e prefeituras é enorme. Os arquitetos e urbanistas também precisam se conscientizar mais da realidade social dos territórios onde atuam. A Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) é regulada pelo governo local, estadual ou distrital dependendo de ações de estado e de governo para seguirem os programas habitacionais, mantendo a assistência técnica gratuita às comunidades carentes. Mudanças de governo podem apresentar um desmantelamento e/ou desarticulação das atividades.

Fatores de Risco

Os programas existentes de ATHIS no Brasil, geralmente, ainda não atendem de maneira universal a todas as demandas de habitação da população. Algumas iniciativas recentes de urbanização de favelas e assentamentos precários correm o risco de repetir modelos ultrapassados e criticáveis sob vários aspectos. Ao pretenderem resolver o problema em larga escala, muitas destas iniciativas acabam por gerar conjuntos monótonos, repetindo soluções padrão com projetos de baixa qualidade, de excessiva uniformidade e com unidades residenciais muito pequenas, não ampliáveis e mal construídas.

Lições aprendidas

Trabalhar com projeto de arquitetura nos postos de assistência localizado nas regiões atendidas, permite que o arquiteto conheça a realidade das pessoas, suas necessidades, tristezas e alegrias, colaborando no desenvolvimento do projeto de arquitetura. Além de tornar o serviço de ATHIS uma atividade muito gratificante. Pequenas intervenções arquitetônicas ou urbanísticas resolvem grandes problemas de segurança e salubridade.