Artigo Estudos de Caso

Produtos de limpeza ultraconcentrados em cápsulas recicláveis

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

Com experiência em produtos biodegradáveis e constatado quimicamente o alto poder de limpeza dos componentes naturais, foi demandada por parceiros a criação de uma empresa de produtos de limpeza para o varejo. O negócio, que tinha atributos inovadores na composição, não poderia oferecer os produtos da mesma forma que os concorrentes e precisou inovar também no seu relacionamento com os consumidores. “Ali a gente percebeu que a empresa precisava nascer”, diz Ebert. Os dois então investiram cerca de R$ 3 milhões para tirar a YVY Brasil do papel. As buscas pelo desenvolvimento de embalagem diferenciada foi um dos grandes desafios do negócio. Contrataram o escritório DDID – Evolution Through Design, localizado em Curitiba, para os estudos de shape, mecanismo de ativação e rompimento da cápsula, gatilho e embalagem de transporte. Foram muitos os obstáculos a serem vencidos, principalmente a busca de um fornecedor para o frasco da embalagem que precisava ter características físicas e mecânicas, o que não foi possível encontrar no Brasil. Com as embalagens desenvolvidas, prototipadas e validadas, quatro produtos foram lançados: um limpador multiuso, um bactericida, um lava roupa e um desengordurante. As estratégias comerciais do negócio também foram amplamente estudadas: as cápsulas seriam vendidas online e por meio de assinaturas. Com mensalidades entre R$ 119,00 e R$ 189,00, os clientes poderiam receber kits, conforme número de pessoas da família e necessidades. O processo metodológico da empresa sempre incluiu práticas inovadoras e o negócio está constantemente recebendo inputs e melhorias. As cápsulas são retornáveis e recicladas. O cliente pode devolver as cápsulas vazias utilizadas na própria embalagem de transporte que recebeu seus produtos em casa, acumulando-as e enviando para a empresa, contribuindo, assim, com a logística reversa. A redução de resíduos gerados domesticamente pelo uso de cápsulas ao invés de produtos tradicionais contribui com a redução da pressão sobre aterros sanitários e demais formas de manejo, tratamento e destinação dos resíduos.

Implementação

Atores

Empresa YVY Brasil

Institucional/Privada

Governança

A iniciativa é de uma empresa brasileira privada com atuação nacional e internacional.

Público-alvo

Consumidores conscientes que procuram produtos de acordo com as suas necessidades e posicionamentos para um melhor uso dos recursos naturais. Ademais, podemos afirmar que a sociedade em geral, onde esses produtos são comercializados, são beneficiadas, uma vez que há redução da geração de resíduos sólidos.