Estudos
Projeto FlexPower – Programa de Gerenciamento pelo lado da demanda na Dinamarca
Energia
Ferramenta de apoio ao gerenciamento energético
Dinamarca
Copenhagen()
Resultados e Impactos
Esta iniciativa visa um maior aproveitamento dos recursos naturais ao incluir na matriz energética a geração de energia renovável distribuída (DER) de pequena escala. Ao aumentar a participação dos DERs no mercado de eletricidade existente e futuro. Utilizar recursos distribuídos existentes traz entre outros benefícios para a sociedade: 1.Otimização técnico-econômica do sistema elétrico; 2. Adia investimentos em geração centralizada que normalmente causa maiores impactos socio ambientais; 3. Gera benefícios econômicos aos consumidores finais; 4. Adia investimentos nas redes de transmissão e distribuição; No estudo de caso especifico, podem se considerar os seguintes benefícios econômicos: • A partir dos resultados práticos realizados na ilha Bornholm da Dinamarca que envolveu quatro tipos de usuários finais: resfriadores Bootle, casas com aquecimento elétrico direto, aplicações industriais em uma estação de tratamento de águas residuais e diversos dispositivos on / off. Com entradas de preços incluídas de 5 minutos e estratégias de controle que determinaram como o controlador local deveria reagir a esses preços. As diferentes previsões como por exemplo previsões do tempo e preço podem ser utilizadas pelo controlador local para otimizar o uso de eletricidade dos dispositivos do usuário final, além de ajudar no equilíbrio, refletindo em custos para os usuários finais. Num período de leitura e 3 meses foram estimadas reduções no consumo.Para o aquecimento elétrico foi estimado uma redução de 7.4% e para os Refrigeradores de garrafa 6.7% • Com a crescente participação dos DERs na produção total de eletricidade, a contribuição deles na estabilidade da rede e na segurança operacional continuará aumentando, substituindo parte da energia gerada de forma centralizada (CGs). Os DERs tem vantagens na rápida resposta, e flexibilidade quando comparados com a geração centralizada. Já que os DERs podem fornecer eletricidade de curta distância para os usuários finais, e são muito flexíveis devido à sua pequena escala. • O custo da geração de energia de DERs é uma preocupação essencial para determinar se os DERs devem ou não ser selecionados como provedores de reserva para CGs. De fato, os DERs são relativamente baratos, com custos de instalação mais baixos e custos variáveis aparentemente mais baixos do que os CGs. Estes custos variáveis significam um baixo custo incremental de cada KWh
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Um programa de GLD depende fortemente da adesão dos usuários tanto na etapa de teste do programa, quanto na etapa de desenvolvimento.
Fatores de Risco
Sociedade mal informada, em relação aos benefícios que este tipo de solução pode trazer para ela, pode ser um fator de fracasso. Um fator de risco considerado é a desconfiança por parte dos potenciais participantes do projeto de GLD, bastante comum em países como Brasil onde a relação entre consumidor final e distribuidor tem sido historicamente conflitiva.
Lições aprendidas
O teste de campo com aquecimento elétrico e resfriadores de garrafas demonstrou que uma reação de resposta de demanda bastante confiável é obtida em resposta ao sinal de preço relativo. Embora menos confiável, uma reação de resposta à demanda também foi realizada em resposta ao sinal de preço absoluto. Através da implementação de uma série de melhorias (ou seja, incorporando vários dados conhecidos e previstos) na conversão do preço absoluto para o preço relativo, considera-se que um sistema de resposta à demanda baseado em sinal de preço poderia fornecer uma nova fonte de poder regulador responsável.
Compartilhe: