Artigo Estudos de Caso

Radschnellweg Ruhr – RS1

Metodologia

Mobilidade

Rodovia intrarregional para circulação exclusiva de bicicletas

Alemanha

Ruhr()

A Radschnellweg Ruhr (Ruhr Bike Highway), abreviadamente RS1, trata-se de uma ciclovia de longa extensão e largura implementada na região metropolitana de Ruhr, na Alemanha, cujo objetivo principal foi ampliar um raio de distância possível para se locomover por bicicleta entre os municípios dessa região. Justamente por seu caráter intermunicipal, a RS1 é considerada uma espécie de "rodovia" para bicicletas dadas as longas distâncias que serão possíveis de se percorrer pedalando conforme a idealização do projeto, que prevê a construção de 100 quilômetros conectando diferentes áreas mais distantes. O primeiro trecho de 11 quilômetros foi inaugurado em 2015, ligando a cidade de Duisburgo à de Hamm. Este estudo de caso prevê o atendimento a aproximadamente 1,7 milhão de pessoas, promovendo novas opções de transporte afins a parâmetros de melhoramento dos congestionamentos e saúde pública locais mediante rotas interligadas cicláveis que passam por áreas tanto de alta como de baixa densidades, incluindo centralidades e bairros universitários. Mais de 90% dos trechos que fazem parte da RS1 são reaproveitamento de ruas, caminhos e linhas de tráfego pré-existentes, como antigos trechos ferroviários ou canais junto a rios.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O custo da construção da RS1 é da ordem de 184 milhões de euros bancados exclusivamente pela iniciativa pública, conforme governança descrita neste bloco.

Desafios

  • Este estudo de caso promove tanto o acesso à cidade em si, como ao seu entorno através de uma rede interligada de infraestrutura de circulação viária.

  • O projeto é destinado exclusivamente para a bicicleta e outros meios de transporte não motorizados.

  • A promoção dos meios de transporte não motorizados na RS1, por si só, já é um meio de descarbonização do transporte.

  • A infraestrutura da RS1 é voltada especialmente para inclusão de todo tipo de público, incluindo idosos e crianças, através de parâmetros de segurança como iluminação adequada e serviços de mecânica e manutenção.

Contexto

A área de captação imediata da RS1 é atualmente local de residência de 1,7 milhão de habitantes, 430.000 empregos e quatro universidades com cerca de 150.000 estudantes. A região se estende ao longo do leito do rior Ruhr, considerada também uma das mais relevantes áreas industriais da Europa e, portanto, de alto desenvolvimento socioeconômico. Concentra mais de 60 edifícios (sedes e/ou escritórios) de empresas nacionais e internacionais.