Artigo Estudos de Caso

Serviço de retorno de embalagens para e-commerce RePack

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens em refil

Helsinque()

Fatores de Sucesso

Sociais

Ao enviar seus produtos nas embalagens RePack, e oferecer recompensas ao seu usuário final, existe um aumento na experiência do usuário e na lealdade do mesmo no momento de realizar uma nova compra. A empresa tem o hábito de manter um histórico de feedback dos usuários finais para dividi-los com seus clientes, as empresas online. O "Net Promoting Score" da empresa é de 79% de satisfação do usuário. Além disso, as embalagens, uma vez devolvidas, são manuseadas os associações de trabalho social, empregando pessoas com deficiências e trazendo para a RePack um impacto social além de ambiental.

Ambientais

Cada embalagem de RePack retornada reduz a produção de lixo e evita a produção de novas embalagens plásticas ou de papelão de uso único para entregas online. Além disso, a solução reduz a emissão de Gases de Efeito Estufa, pois ao serem retornadas no seu tamanho de carta, sua pegada de carbono fica é 37 gramas de CO2 por envio. Em comparação, a produção de uma caisxa de papelão produz de 100 a 500 gramas de CO2 e uma embalagem plástica entre 100 e 200 gramas de CO2. Isso mostra que uma embalagem retornável tem uma pegada de carbono muito menor do que embalagens de uso único. Apesar da produção das embalagens RePack ter uma pegada de carbono maior do que a produção de emabalgens de uso único de plástico ou papelão, o modelo de retornabilidade faz com que essa solução seja imbatível em termos de performance ambiental, ambas em redução de emissão de GEE (80% menos) e redução da geração de lixo (96% menos) quando compardo com emissões de embalagens de uso único.

Econômicos

A solução auxilia na redução do custo de embalagens das companias, além de proporcionar impactos ambientais positivos. Muitos clientes da RePack, oferecem a solução da embalagem gratuitamente para os seus consumidores mais valorizados, aumentando sua média de valor de compra ao mesmo tempo que reduz a geração de lixo com embalgens. Segundo dados da própria empresa, os usuários de e-commerce compram 30% mais quando oferecidos essa opção, além de comprarem com mais frequência. Por outro lado, a empresa tem a opção de repassar esse custo ao consumidor, sem impactar nos seus custos com embalagens.

Fatores de Fracasso

Para o sucesso da solução, é necessário que a localidade onde ela é implementada tenha uma malha logística bem estabelecida. Caso não tenha, é possível se apoiar em operadores logísticos, porém isso acaba aumentando o custo para o cliente primário: loja online e/ou para o cliente final: consumidor da loja online. Caso o lojista não veja valor em oferecer essa opção mais sustentável ao seu consumidor, ele pode ser inclinado a não querer adquirir as embalagens RePack, dessa forma o modelo de negócios não tem sucesso.

Fatores de Risco

Algumas lojas de e-commerce são responsáveis somente pela venda do produto, e são centros de distribuição terceirizados que são responsáveis pelas embalagens nas quais os produtos são enviados, ou então funcionam como marketplace para diversos pequenos lojistas. Com isso, a empresa RePack tem o desafio muitas vezes de trabalhar com o fornecedor do seu cliente, ao invés de trabalhar diretamente com o seu cliente loja de e-commerce.