Estudos
Sora - Ônibus Movido a Hidrogênio - Tóquio - Japão
Mobilidade
Ônibus elétricos a célula combustível a hidrogênio
()
Resultados e Impactos
- Emissão zero de carbono (CO2), pois o único subproduto é a água. - Maior segurança em função do monitoramento periférico através de câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, que detectam pedestres e bicicletas ao redor do ônibus. - Maior segurança mediante função de controle de aceleração, que suprime a aceleração repentina e permite uma desaceleração suave nas paradas, levando em consideração a segurança dos passageiros em pé. - Maior facilidade de embarque e desembarque através do controle automático de chegada. - Maior conveniência através do ITS Connect, que utiliza comunicações via wireless, para apoiar a condução segura, juntamente com sistemas que suportam comboios de ônibus e que dão prioridade aos sinais de trânsito.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Custos
Fatores de Risco
Custos
Lições aprendidas
- O desenvolvimento e a adoção de novos veículos é passo significativo no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões - O desenvolvimento deste veículo já se mostra viável, tanto é que os primeiros ônibus com essa tecnologia, além de estarem sendo adotados no Japão, já chegaram à Europa através das linhas de produção da CaetanoBus, maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal.
Compartilhe: