Artigo Estudos de Caso

Sora - Ônibus Movido a Hidrogênio - Tóquio - Japão

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétricos a célula combustível a hidrogênio

()

Resultados e Impactos

- Emissão zero de carbono (CO2), pois o único subproduto é a água. - Maior segurança em função do monitoramento periférico através de câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, que detectam pedestres e bicicletas ao redor do ônibus. - Maior segurança mediante função de controle de aceleração, que suprime a aceleração repentina e permite uma desaceleração suave nas paradas, levando em consideração a segurança dos passageiros em pé. - Maior facilidade de embarque e desembarque através do controle automático de chegada. - Maior conveniência através do ITS Connect, que utiliza comunicações via wireless, para apoiar a condução segura, juntamente com sistemas que suportam comboios de ônibus e que dão prioridade aos sinais de trânsito.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Custos

Fatores de Risco

Custos

Lições aprendidas

- O desenvolvimento e a adoção de novos veículos é passo significativo no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros com zero emissões - O desenvolvimento deste veículo já se mostra viável, tanto é que os primeiros ônibus com essa tecnologia, além de estarem sendo adotados no Japão, já chegaram à Europa através das linhas de produção da CaetanoBus, maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal.