Artigo Estudos de Caso

Wear Next Campaign

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Recuperação e tratamento de resíduos têxteis

Estados Unidos

Nova Iorque()

Metodologia

Em maio de 2017, a iniciativa "Make Fashion Circular" foi originalmente lançada dentro da iniciativa "Circular Fibers" no fórum de moda de Copenhague na Dinamarca. A iniciativa junta líderes de toda a indústria da moda, incluindo marcas, cidades, filantropistas, ONGs e inovadores. Seu objetivo é estimular o grau de colaboração e inovação necessários para criar uma nova economia para os tecidos, alinhados com os princípios de uma economia circular. Um ano depois, no fórum de 2018 em Copenhague, a iniciativa "Circular Fibers" entrou na sua segunda fase: "Make Fashion Circular". Para prosperar além de sobreviver, a indústria da moda precisa redesenhar radicalmente seu modelo de operação existente hoje. Ao transicionar para uma economia mais circular, onde mantemos materiais seguros em usos contínuos, a indústria desbloqueia um potencial enorme de oportunidades. Para implementar os desafios propostos pela iniciativa na sua segunda fase, e efetivamente transformar a indústria da moda para modelos mais circulares, negócios, governos, inovadores e cidadãos precisam unir esforços. Essa iniciativa junta marcas líderes na indústria como Burberry, Gap Inc., H&M Group, HSBC, INditex, PVH e Stella McCartney como parceiros chaves, e ela é possibilitada pela Fundação Laudes, Fundação MAVA e o People's Postcode Lottery (loteria de assinatura na Grã - Bretanha). A campanha #WearNext é possibilitada pela junção também de atores trans-setoriais como o apoio total da iniciativa criadora, "Make Fashion Circular"; a Prefeitura da cidade de Nova Iorque, principalmente dos órgãos departamento de saneamento da cidade e corporação de desenvolvimento econômico; Marcas chave como ASOS, Athleta, Banana Republic, Gap, H&M, Reformation, Zara; Coletores, empresas de venda de usados, atores de reuso e recicladores como Bank and Vogue, Hallotex, I:CO, Lenzing, ThredUP. Foram implementados mais de 1.100 pontos de coleta pela cidade de Nova Iorque, disponíveis para o descarte de roupas pelos cidadãos pela cidade e acessíveis através de uma plataforma de consulta pública desenvolvida pelo departamento de saneamento da cidade, onde o consumidor pode consultar o ponto mais próximo para descarte adequado de suas roupas e tecidos diversos, todos exemplificados na mesma plataforma. Além disso, a campanha investiu em ampla comunicação da iniciativa, pelas redes sociais de todos os parceiros envolvidos, assim como em pontos chaves da cidade, para engajamento da população. Para aqueles impactados pela campanha que não são residentes da cidade de Nova Iorque, algumas lojas se disponibilizaram como ponto de entrega de roupas, para que consumidores possam ter a possibilidade de enviar pelo correio as suas roupas usadas.

Implementação

Atores

New York City Department of Sanitation: departamento de saneamento da cidade de Nova Iorque.

Governamental (de cima para baixo)

New York City Economic Development Corporation: Corporação pelo desenvolvimento econômico da cidade de Nova Iorque.

Governamental (de cima para baixo)

Marcas de roupa: ASOS, Athleta, Banana Republic, Gap, H&M, Reformation, Zara

Institucional/Privada

Bank and Vogue: empresa de coleta e revenda de tecidos usados globalmente.

Institucional/Privada

Hallotex: Design e manufatura de tecidos com responsabilidade social e ambiental.

Institucional/Privada

I:CO: Empresa com escala global de coleta, reuso e reciclagem de roupas e sapatos usados.

Institucional/Privada

Lenzing: Empresa de fibras têxteis

Institucional/Privada

ThredUP: Loja online de roupas de segunda mão

Institucional/Privada

Governança

Os atores elencados abaixo, trabalharam de forma colaborativa para viabilizar a campanha. A liderança da campanha e articulação das partes foi feita pela iniciativa Make Fashion Circular. Parceiros como as marcas (ASOS, Athleta, Banana Republic, Gap, H&M, Reformation, Zara) e a prefeitura de Nova Iorque (New York City Department of Sanitation, New York City Economic Development Corporation) viabilizaram a comunicação da campanha em larga escala, e possibilitaram seu impacto, disponibilizando pontos de coleta e fácil acesso a informação. Coletores, empresas de reuso e revenda de usados e recicladores possibilitaram a melhor opção possível para o fim de vida dessas roupas, sendo elas utilizadas para doação, revendidas ou re inseridas quando possível em novos processos produtivos.

Público-alvo

Sociedade Civil, pela facilidade de descarte correto de tecidos oferecida. Marcas de moda como Asos, Athleta, Banana Republic, Gap, H&M, Reformation, Zara Prefeitura de Nova Iorque Empresas de reuso, empresas recicladoras de tecidos, como Bank and Vogue, Hallotex, ThreadUP, Lenzing e I:CO