Artigo Estudos de Caso

Zona livre de carros - Pontevedra, Galícia - Espanha

Metodologia

Mobilidade

Zona livre de carros

Espanha

Galícia()

Em 1999, Pontevedra transformou seu centro histórico de 300.000 metros quadrados em uma zona para pedestres, proibindo todo o tráfego automóvel, exceto em casos essenciais. O centro sem carros da Pontevedra ajudou a transformá-la em uma das cidades mais acessíveis da Europa, resultando em prêmios por sua qualidade urbana. O transporte motorizado é limitado a residentes e serviços, com restrição de velocidade.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Tanto as obras quanto os custos com gestão são financiadas localmente e não recebem ajuda do governo regional ou central.

Desafios

  • Caminhar e pedalar são os modos de deslocamento mais naturais e saudáveis, principalmente para os trajetos curtos circunscritos às áreas centrais de médias e grandes cidades.

  • Torna a cidade mais atrativa aos pedestres e ciclistas urbanos, ampliando suas opções de deslocamento. Além de ampliar as possibilidades de viagem porta-a-porta, facilitam os deslocamentos através dos trajetos que conectam os domicílios às estações de transporte interdistrital.

  • Nesse caso, a promoção da mobilidade não-motorizada se dá através da restrição da circulação de veículos motorizados, majoritariamente abastecidos com combustíveis fósseis, reduzindo, portanto, a emissão de gases poluentes.

  • A implementação de zona livre de carros - junto com a gestão da velocidade - são as principais medidas para beneficiar a segurança de todos os usuários das vias. Nesse caso, pedestres e ciclistas podem encontrar espaços para determinar os trajetos mais seguros.

Contexto

Pontevedra é uma cidade espanhola localizada no noroeste da Península Ibérica. Pontevedra é a segunda cidade da Galícia, sendo superada apenas por Santiago de Compostela. Ao contrário das outras seis grandes cidades da Galiza, que perderam habitantes para os municípios vizinhos, a população de Pontevedra está aumentando atualmente. A cidade recebeu por sua política de mobilidade o Prêmio Habitat da ONU em 2014 e Prêmio do Center of Active Design em Nova York em 2015. O modelo de Pontevedra para mobilidade responsável é atualmente visto como uma referência internacional. O município abrange 118,3 km² e tem cerca de 20 km de largura de norte a sul. Seu clima oceânico oferece valores de temperatura entre 13-6ºC em janeiro e 26-15ºC em agosto. Chove em média 15 dias em janeiro e 5 dias em agosto. O município de Pontevedra é composto pela cidade de Pontevedra e quinze paróquias rurais próximas, com uma população total de 82.946 (a partir de 2014). Isso resulta em uma densidade relativa alta da população de 710,1 habitantes por quilômetro quadrado. Vale destacar, que mais de dois terços da população vive na cidade e menos de um terço nas paróquias rurais.