Soluções em Foco #6: Passeio Urbano Exclusivo para Pedestres

08/03/2024


Atualizado em 08/03/2024  |  por Equipe OICS

Um dos grandes desafios do cenário urbano atual é a falta de mobilidade e segurança nas grandes cidades. Priorizando a circulação de veículos motorizados em detrimento de pedestres, essas cidades contribuem para altos índices de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas. A fim de enfrentar esse desafio, a conversão de ruas comuns em passeios exclusivos para pedestres é uma resposta que busca ressignificar o espaço público e promover um ambiente urbano mais seguro e acessível.

Considerada uma remodelação urbanística em razão de seu apelo estético e artístico, essa solução proporciona espaços onde as pessoas podem transitar livremente, sem a preocupação com o tráfego de veículos. Um exemplo foi a intervenção que aconteceu no centro de Santiago, Chile, onde uma rua congestionada, após ficar fechada por cinco anos devido à construção de uma linha de metrô, foi convertida em um passeio exclusivo para pedestres.

Além de promover a segurança viária, valorizar o ambiente e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida, essa iniciativa também contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE). Ao diminuir o número de veículos movidos a combustíveis fósseis nas ruas, os passeios exclusivos para pedestres ajudam a reduzir os impactos ambientais associados ao transporte urbano.

Promovendo a Igualdade de Gênero: Além da Mobilidade Urbana

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, reconhecemos que é necessário muito mais do que a aplicação de uma solução urbana para lidar com o sexismo e machismo que estrutura a nossa sociedade. Não será de um dia para o outro que as mulheres se sentirão mais seguras para explorar as cidades. No entanto, a criação de espaços urbanos mais seguros e inclusivos, como os passeios exclusivos para pedestres, representa um passo na direção certa.

As mulheres, na maioria das vezes, enfrentam desafios adicionais em termos de segurança ao se locomoverem pela cidade, seja devido à falta de iluminação adequada, espaços apertados nas calçadas, o próprio medo de sair sozinha e preocupações com assédio. Por isso, essa solução gera, também, impactos positivos na vida das mulheres. A esperança é que, ao transformar ruas em espaços exclusivos para pedestres, estamos promovendo uma mobilidade mais sustentável, mas também criando um ambiente mais inclusivo.

Para ler mais sobre a solução Passeio Urbano Exclusivo para Pedestre, clique neste link.