Artigo Estudos de Caso

A Ecobarreira flutuante do Arroio Dilúvio em Porto Alegre

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ilhas filtrantes flutuantes artificiais

Brasil

Rio Grande do Sul(RS)

Fatores de Sucesso

Sociais

O instituto Safeweb em parceira com a Brasken, proporciona para que alunos de escolas públicas visitem a ecobarrreira para conhecer o seu funcionamento, promovendo a educação ambiental e despertando às crianças o sentimento de pertencimento do arroio para que também cuidem dele.

Ambientais

Desde 30 de março de 2016, quando foi realizada a primeira coleta pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), até início de julho de 2020, já são mais de 700 toneladas de materiais coletados no Arroio Dilúvio antes de chegarem ao Lago Guaíba. Neste período, em média, são 470 quilos de resíduos, por dia, que deixaram de poluir a água.

Econômicos

A limpeza do arroio atrai o comércio, os turistas, que movimentam a economia. A Ecobarreira evita que os resíduos sólidos contaminem as águas do Lago Guaíba, que é um atrativo na cidade de Porto Alegre.

Fatores de Fracasso

Não há qualquer fator relevante que mereça registro, até o momento.

Fatores de Risco

O aumento da população na região sem a devida infraestrutura urbana correspondente e ações que conciliem a preservação e proteção ambiental, é uma grande ameaça ao resgate da qualidade natural das águas do arroio.